Monografia sistemas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5930 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


O aumento significativo das informações vem exigindo meios mais confiáveis e seguros para o armazenamento de dados. Com o crescimento dos membros das instituições religiosas eclesiástica, as mesmas sentiram a necessidade de informatizar juntamente suas secretarias, já que todas as informações são guardadas por meio de documentação. Como efeito, tornou-se um imperativo aimplementação de um processo de modernização do cadastro das informações destas instituições que, atualmente são operacionalizadas de forma manual. Neste contexto, os modos de armazenamento das informações em fichas de papel já não mais satisfazem as demandas exigidas. Assim sendo, como modo de atender a esta necessidade, elaboramos um projeto para implantação e manutenção de dados.
Apresentamosneste projeto, o cenário atual da tecnologia da informação no âmbito de uma instituição religiosa, alem de seu viés organizacional, e as estratégias inovadoras que possam viabilizar soluções de melhoria em seus processos orgânicos. No formato de armazenamento que hoje é usado, foram detectados problemas em relação á organização dos dados tais como: dificuldades na consulta de dados, dificuldades deadaptação de outros programas pré-existentes a realidade da instituição, perdas e extravios de fichas, dificuldades na manutenção dos cadastros; (visto que a rotatividade e o crescimento do rol de membros são grandes), gasto de tempo em atualização anual já que os dados de informação desta natureza são renováveis anualmente e falta de praticidade no uso diário, pois fica difícil uma manutençãoeficiente de dados, com o numero excessivo de fichas. Em vista disso o objetivo geral do nosso sistema visa à organização das rotinas diárias e atividades de uma instituição religiosa, numa maneira de informatização onde os dados e informações fossem armazenados de forma clara, simples e organizados, evitando assim, o desperdício de tempo e trabalho, melhorando assim a qualidade e a segurança noarmazenamento destas informações. O funcionamento técnico do nosso sistema consiste em implantar e manter informações dos membros, assegurando um controle mais congruente, onde o atendente (usuário) poderá implantar informações sobre os membros, formulando com isso um histórico na base de dados, permitindo uma atualização dos dados corrente. O sistema identificara os usuários do sistema, com um controlede senha, para que as movimentações feitas fiquem registradas e ligadas ao usuário que as efetuou. O sistema terá acesso á consulta pesquisa e geração de dados para emissão de relatórios, eliminando assim todo o armazenamento das informações em papel (as informações estarão em um banco de dados), o que dificultava o processo de consulta. A inclusão e exclusão só serão validadas pelo sistemamediante uma justificativa que deverá ser enviada e armazenada no registro do usuário.
Melhorando assim o funcionamento geral da secretaria. A interface do sistema será on-line e off-line, mediante utilização de uma rede intranet para circulação de dados entre a instituição matriz e suas filiais.
O conteúdo desta pesquisa em seus capítulos: 1) Identificação da Instituição; Levantamento;Proposta do Sistema de Informação; Requisitos de Ambiente de Hardware e Software; 2)Levantamento de Requisitos; Requisitos Funcionais; UML; 3)Diagrama dos Casos de Uso(DCU);4)Diagrama de Classes com Métodos; Documentação do Banco de Dados; Modelo Entidade Relacionamento; Implementação da Interface; Política de Backup; Plano de Contingência descreve pormenorizadamente os referidos problemas e asmencionadas estratégias de melhoria organizacional, sendo devidamente analisadas na conclusão.
Para a consecução desta pesquisa, lançaremos mão de uma ampla revisão bibliográfica envolvendo autores de vanguarda na temática de gestão organizacional, além da análise de estudos de caso análogos aos objetivos deste trabalho. Em complementaridade ao acima descrito, realizaremos pesquisas qualitativas com...
tracking img