Desenvolvimento de sistema - monografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1015 palavras )
  • Download(s) : 1
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituição S.A.




AUTOR













Desenolvimento de Sistemas para Cadastro de Deficientes
























Belo Horizonte
2012


Sumário

1 introdução 3
1.1 Justificativa 3
1.2 Objetivo do Trabalho 3
1.2.1 Objetivo Geral 3
1.2.2 Objetivos Específicos 4
2 Referencial Teórico 52.1 Sistemas de Informação 5
2.2 Tecnologia da Informação 5
2.3 Tecnologias Utilizadas 5
2.3.1 Linguagem de Programação Java 6
2.3.2 SGBD MySQL 6
REFERENCIAS 7






introdução






1 Justificativa





Com a evolução tecnológica as empresas necessitam de um sistema informatizado para maximizar a mão de obra ediminuir o tempo de trabalho de seus funcionários com a finalidade de obter lucro e se manter competitiva no mercado.
Embora seja uma associação e não vise lucro, a associação, sentiu a necessidade de informatizar o seu sistema de cadastro de dependentes. O sistema corrente da associação provê as seguintes funcionalidades:
• Cadastro de Deficientes;
• Cadastro de Empréstimode órtese e próteses;
• Impressão dos relatórios
No entanto esse sistema com o tempo se mostrou inapropriado para os fins aos quais se dispunha, surgindo, então, à necessidade de desenvolver um sistema que pudesse substituir o atual, que possa proporcionar um melhor desempenho do funcionário no cadastro de dados e um melhor atendimento ao deficiente.

Além disso, serápossível identificar e contabilizar os cadastrados por tipo de deficiência e por região em que eles moram mais facilmente e em tempo hábil através de pesquisas que poderão ser realizadas no sistema.






3 Objetivo do Trabalho









1. Objetivo Geral




A finalidade do trabalho é analisar e desenvolver um sistema que possa aperfeiçoar o cadastro e a pesquisadesses dados cadastrados na associação.




2. Objetivos Específicos




• Analisar os problemas existentes com o atual sistema;
• Propor soluções aos problemas;
• Analisar o funcionamento de cadastros da associação;
• Especificar o sistema seguindo as seguintes funcionalidades:
o Realizar cadastros;
o Realizar pesquisas;
oRealizar exclusões;
o Realizar um log para acompanhar as movimentações.

Referencial Teórico




1 Sistemas de Informação





Embora seja uma associação e não vise lucro a associação, sentiu a necessidade de informatizar o sistemas de informação da associação para facilitar a agregação de dados, a consulta desses dados e aprimorar o atendimento aos deficientes,esse cenário é definido por Laudon e Laudon (2007) quando caracterizam sistemas de informação como sendo um conjunto de componentes inter-relacionados que coletam, processam, armazenam e distribuem informações destinadas a apoiar a tomada de decisões a coordenação e o controle de uma organização, auxiliando os gerentes e trabalhadores a analizar os problemas e ampliar a devidas soluções.4 Tecnologia da Informação





No entanto os sistemas de informação devem ser agregados a tecnologia da informação para facilitar ainda mais o gerenciamento da informação da associação. De acordo com Laudon e Laudon (2007) a Tecnologia da Informação (TI) deve englobar tanto o software como o hardware que uma empresa necessita para atender os seus objetivos organizacionais.Dessa forma o Sistemas para Cadastro de Deficientes servirá para organizar os dados em informações precisas e ageis para quem necessitar utiliza-las.



6 Tecnologias Utilizadas





Para o desenvolvimento do sistema proposto, achou-se conveniente a utilização das linguagem de programação Java e do Gerenciador de Banco de Dados MySql, por serem gratuitos e por terem...
tracking img