Monografia pesquisa de mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3319 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. PESQUISA DE MERCADO




1. O que é?

A pesquisa de mercado se desenvolveu devido ao crescimento dos bens de consumo, e hoje seu alcance se estende ao papel dos cidadãos e necessidades mais amplas da sociedade.

Pergunte as pessoas sobre pesquisa de mercado e elas mencionarão pranchetas ou questionários que se abrem na internet. Estes são apenas métodos utilizados porpesquisadores de mercado para coletar dados sobre as pessoas, seja como consumidores ou cidadãos. Estes pesquisadores utilizam perguntas bem elaboradas, junto a uma amostra de pessoas, para compilar as opiniões prováveis da maioria da população.

Este é apenas o aspecto de coleta de dados. Pesquisa de mercado também envolve a análise e interpretação dos dados coletados, para formar uma base deinformações e de conhecimento, que possam ser utilizados para predizer, por exemplo, eventos, ações ou comportamentos futuros. É nisto que está a verdadeira habilidade e valor da pesquisa de mercado.

Este aspecto preditivo da pesquisa de mercado a torna uma disciplina de negócios vital, pois pode desempenhar um papel fundamental para, por exemplo:

• O desenvolvimento ou teste de umaestratégia para um produto ou serviço, novo ou aprimorado.

• Entender as opiniões de cidadãos em relação a futuras políticas governamentais.

• Entender a satisfação de clientes ou funcionários.

• Ajudar a planejar uma expansão de novo setor de varejo ou de mercado.

Pesquisa de mercado envolve ouvir as pessoas e analisar as informações, para ajudar organizações a tomaremmelhores decisões, reduzindo seus riscos.




2. Institutos de pesquisa.

Pesquisas de mercado podem ser contratadas por todos os diferentes tipos de organização, desde pequenas empresas, agências de propaganda agindo em nome de seus clientes, até grandes corporações e departamentos do governo, chamaremos este primeiro grupo de ‘clientes’.

Podem ser contratadas através de uma sériede fontes, desde pesquisadores ou consultores individuais até grandes Institutos multinacionais. Chamaremos este grupo de ‘Institutos’.

Institutos diferentes oferecem habilidades, experiências e recursos diferentes, portanto nenhum Instituto de pesquisa isolado será apropriado para todos os tipos de pesquisas ou problemas. Algumas por exemplo são especializadas em determinados mercados, comoagronegócio ou medicamentos, enquanto outras podem se especializar em pesquisas qualitativas, que realizam discussões de grupo ou entrevistas em profundidade.




3. Briefing.

Projetos de pesquisa cobrem um amplo espectro de atividades desde como eles são iniciados e desenhados, até a forma como são implantados.

Em um extremo, o cliente pode simplesmente subcontratarentrevistas específicas, sem análise de uma empresa de pesquisa. No extremo oposto, o cliente pode estar buscando o máximo de ajuda e orientação do pesquisador, para resolver um problema complexo (e provavelmente) mal definido. A discussão e o entendimento com certeza variarão dentro destes extremos, mas em todos os casos, o briefing é fundamental para garantir um projeto eficiente e de bom resultado.O cliente precisa garantir que o Instituto tenha o entendimento suficiente do histórico e dos detalhes do problema, para que chegue a sua essência.

4. Pesquisa Desk Research (Pesquisa secundária).

Pesquisa secundária é assim chamada porque envolve acesso a dados de ‘segunda mão’ ou fontes secundárias e é também chamada de pesquisa em fontes secundárias ou desk research (NOTA: Atradução literal do termo Desk Research em português é ‘Pesquisa de Gabinete’). O ‘gabinete’ costumava ficar em uma biblioteca, onde um indivíduo podia acessar documentos tais como arquivos de associações de classe, estudos sobre índices de leitura e relatórios do governo. Porém, cada vez mais, em um mundo dominado pela internet, o gabinete é ‘virtual’.

A Desk Research é uma etapa básica, porém...
tracking img