Monografia origem igrejas batistas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2125 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ENSAIO MONOGRÁFICO

Monografia apresentada em cumprimento às exigências da disciplina História e Teologia Confessional do curso de Bacharelado em Teologia da Faculdade Sul Americana





















Londrina 2012

Introdução
O procedimento metodológico de pesquisa que será utilizado será o denominado observação participativa, onde oinvestigador estabelece um relacionamento multilateral de longo prazo com uma associação humana na sua situação natural com o propósito de desenvolver um entendimento científico daquele grupo. Como neste ensaio Monográfico irei falar sobre a denominação a que pertenço, tenho a vivência pessoal dos eventos desta pesquisa o que irá proporcionar maior facilidade para entender e analisar, agindo de acordocom as interpretações deste universo cultural. Este tipo de pesquisa permite também a melhor constatação e análise do desempenho e performance do carisma ostentado pelos líderes perante o grupo e envolve aspectos de tempo, lugar, e circunstâncias. Este envolvimento pessoal irá possibilitar um entendimento melhor dos significados e as ações que o grupo realiza.
I - Panorama histórico dadenominação (igreja ou comunidade)
A história academicamente aceita sobre a origem das Igrejas Batistas é a sua incepção como um grupo de dissidentes ingleses no século XVII. A primeira igreja batista nasceu quando um grupo de refugiados ingleses que foram para a Holanda em busca da liberdade religiosa em 1608, liderados por John Smyth, um clérigo e Thomas Helwys, um advogado, organizaram em Amsterdã, em1609 uma igreja de doutrinas batistas. John Smyth discordava da política e de alguns pontos da doutrina da Igreja Anglicana da qual ele era pastor após uma aproximação com os menonitas e, examinando a Bíblia, creu na necessidade de batizar-se com consciência e em seguida batizou os demais fundadores da igreja, constituindo-se assim a primeira igreja batista organizada. Até então, o batismo não erapor imersão, só os batistas particulares por volta de 1642 adotaram oficialmente essa prática tornando-se comum depois a todos os batistas. A primeira confissão dos particulares, a Confissão de Londres de 1644, também foi a primeira a defender o batismo por imersão.
Depois da morte de John Smyth e da decisão de Thomas Helwys e seus seguidores de regressarem para a Inglaterra, a igreja organizada naHolanda desfez-se e parte dos seus membros uniram-se aos menonitas. Thomas Helwys organizou a Igreja Batista em Spitalfields, nos arredores de Londres, em 1612. A perseguição aos batistas e a outros dissidentes ingleses, fez com que muitos emigrassem. O mais famoso foi John Bunyan, que escreveu sua obra-prima O Peregrino enquanto estava preso. Nos Estados Unidos, a primeira igreja batista nasceuatravés de Roger Williams, que organizou a Primeira Igreja Batista de Providence em 1639, na colônia que ele fundou com o nome de Rhode Island, e John Clark que organizou a Igreja Batista de Newport, também em Rhode Island em 1648. Com o nome de Batista existimos desde 1612, quando Thomas Helwys de volta da Holanda, onde se refugiara da perseguição do Rei James I da Inglaterra, organizou com osque voltaram com ele, uma igreja em Spitalfields arredores de Londres.Thomas Helwys, que era advogado e estudioso da Bíblia, ao escrever um livro intitulado " Uma Breve Declaração Sobre o Mistério da Iniquidade", foi preso e morreu na prisão, em 1615. No referido livro, ele escreveu aquilo que é um dos mais caros princípios batistas, o principio da liberdade religiosa e de consciência: "... areligião do homem está entre Deus e ele: o rei não tem que responder por ela e nem pode o rei ser juiz entre Deus e o homem. Que haja, pois, heréticos, turcos ou judeus, ou outros mais, não cabe ao poder terreno puni-los de maneira nenhuma".
Em 1882, quando foi organizada a Primeira Igreja Batista, voltada para a evangelização do Brasil, já existiam duas outras igrejas batistas, organizadas por...
tracking img