Monografia geografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 58 (14331 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
MONOGRAFIA DE FIM DE CURSO
Orientador: Dr. Wolney Lobato





“Uso e ocupação do solo do Município de Itabirito:
Um olhar sobre a Usina Hidrelétrica Rio de Pedras”




1 – Anderson Alves2 – Danielle Neli Campo
3 – Derbley Lucas Alves
4 – Erica Maria Alves
5 – Fabiano José Faria
6 – Fábio Luiz
7 – FlávioLotti Soares
8 – Isabel Cristina
9 – Nelson Quintiliano
10 – Rejane Miranda
11 – Rodrigo Ianarelli



Belo Horizonte, maio de 2003.

agradecimentos





A realização destamonografia tornou-se possível graças ao apoio e a contribuição de várias pessoas e instituições. Para não correr o risco de esquecer alguns, aproveitamos o ensejo para expressarmos o nosso agradecimento a todos que de alguma forma contribuíram para que este trabalho se tornasse realidade.





Inicialmente gostaríamos de agradecer às seguintes:





Ao Instituto de GeociênciasAplicadas (IGA), por ter disponibilizado vários dados sobre a região;


A CEMIG, pelo empréstimo das fotografias aéreas e dados preciosos sobre a região;


À COPASA, pelo empréstimo do Cd Room com as imagens de Satélite;


Ao nosso orientador, Professor Dr. Wolney Lobato, pelo seu profissionalismo, empenho, seriedade, simplicidade e pela sua capacidade de estar sempredisponível para adquirir nossos conhecimentos e também para transmiti-los. Sua orientação foi de fundamental importância para o desenvolvimento desta Monografia.


Ao Geógrafo Francisco Carlos pelo apoio e grande contribuição, através de orientações e disponibilização de materiais preciosos e fundamentais para realização deste trabalho.



E o nosso muito abrigado a todosvocês que contribuíram para o andamento e desenvolvimento do nosso curso de Geografia.



apresentação




A Puc-Minas, juntamente com os alunos do 8º período do curso de Geografia do 1º semestre de 2003, uma vez mais, em consonância com suas tradições e finalidades vêm apresentar este trabalho com intuito de contribuir com informações úteis de conhecimento das relações homem-ambiente nomunicípio de Itabirito, em Minas Gerais, identificando as alterações causadas pelas atividades humanas nas características ambientais da área pesquisada.


O projeto “Uso e ocupação do solo do Município de Itabirito: Um olhar sobre a Usina Hidrelétrica Rio de Pedras”, representa o resultado do esforço dos alunos e do orientador Woney Lobato, no sentido de fornecer à sociedadeinformações essenciais para um planejamento de ações estratégicas que poderão levar a um desenvolvimento da área de estudo.


O presente estudo, ao apontar a caracterização ambiental, o uso e ocupação do solo e os principais impactos, indica sugestões para sua utilização racional, visando o bem estar social para a comunidade.


Os alunos do 8º período de Geografia do 1º semestre de 2003esperam que este estudo seja, de fato, um instrumento de uso da sociedade, para planejamento e na implementação de medidas mitigadoras para o desenvolvimento do Município de Itabirito.




















sumário


I – INTRODUÇÃO .................................................................................................................05
1– METODOLOGIA...
tracking img