Monografia design interior - spa urbano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 82 (20367 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Este trabalho tem como objetivo propor um complexo voltado a tratamentos alternativos de vários segmentos dando ênfase ao naturalismo, beleza e relaxamento a poucos metros de casa ou do trabalho.
No meio da confusão dos centros urbanos, quem nunca desejou fugir para um lugar tranqüilo, relaxar e cuidar do corpo e da mente sem perder muito tempo. Apostando nessa possibilidade,cresce cada vez mais no País o número de SPAs urbanos ou day SPA.
O surgimento dos SPAs urbanos no Brasil não é recente, mas a expansão desse tipo de serviço tem acelerado nos últimos anos, por iniciativas especialmente de micro e pequenas empresas. São instalados no meio das cidades, onde oferecem desde tratamentos estéticos ao relaxamento e alívio do estresse em apenas um dia ou horas.
Foipensando nisso que realizaram-se visitas em hotéis e spas com ênfase neste segmento, com a finalidade de auxiliar na elaboração do projeto em estudo, juntamente com entrevistas e questionário para analisar a viabilidade do tema.
Para a implantação do espaço optou-se por uma área localizada numa zona de fácil acesso. O Eco SPA disponibilizará áreas de tratamentos, área externa com piscinas e demaisestruturas. O Eco SPA visa o desenvolvimento e a sustentabilidade do local e regiões, sendo mais uma fonte geradora de renda e empregos.

1. História do SPA

Há séculos que o Homem tem associado, muito sabiamente, os benefícios da água ao seu bem-estar físico, mental e espiritual. Desde os Mesopotâmios, Egípcios e Minoanos, aos Gregos, Romanos, Otomanos, Japoneses e Europeus foram várias ascivilizações que emprestaram sabedoria e popularidade à prática milenar do spa, que chegou aos nossos dias com saúde para dar e vender.
Etimologicamente a palavra SPA deriva da expressão latina “Salut per aqua”, que significa “a saúde pela água”. Porém também há quem afirme que o termo tenha surgido através da cidade belga de SPA, famosa pelas suas termas, cujas águas com propriedades medicinaissão procuradas desde o século XIV. Portanto, não se sabe se foi a expressão em latim que deu o nome à cidade, ou se esta foi a primeira utilização do termo.
Em muitas culturas antigas o uso da água esteve relacionado ao misticismo e à religião, e o banho por motivos higiênicos, por prazer ou com finalidades terapêuticas também foi uma prática realizada por muitos povos. “Os primeiros registros doato de se banhar individualmente pertencem ao Egito Antigo, por volta de 3000 a.C. “Mais do que limpar o corpo, eles presumiam que a água purificava a alma”, diz o egiptólogo francês Christian Jacq, fundador do Instituto Ramsés, em Paris” (FEIJÓ, 2006, p.26).
Os Gregos, por sua vez, também perceberam cedo os benefícios da água quente na procura de melhor saúde e no alívio das dores e/ou doenças.Tanto até que exploraram ao máximo as suas potencialidades, ao criarem imponentes infra-estruturas de apoio em torno das nascentes de água quente. Ponto de encontro e de convívio, os banhos públicos eram, não raras vezes, palco da vida social grega e os trabalhos escritos de grandes filósofos como Platão, Homero e Hipócrates registaram para a história estas atividades.
Apesar dos estudos e dosconhecimentos adquiridos pelos gregos sobre as propriedades medicinais da água, foram os romanos quem melhor souberam delas tirar proveito para fins terapêuticos, construindo suas famosas termas onde se podia ver a sabedoria daquele povo refletida na habilidade da arquitetura e construção.
As termas romanas não eram simples banhos públicos, eram uma parte essencial da vida pública, centro denegócios, exercício e cultura durante o dia e diversão durante a noite. As salas abobadadas eram o principal legado arquitetônico das termas, eram só o núcleo de um vasto complexo de habitações e pátios. (JORDAN, 1969, p.53). Em todo o Império Romano, perto de fontes e poços de águas minerais havia termas para combater as fadigas, avivar energias, curar as feridas e tratar de males crônicos, e que...
tracking img