Monitoramento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3628 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO DE MONITORAMENTO DE QUALIDADE DA ÁGUA DO LAGO BOLONHA, BELÉM-PARÁ.

ANA CARLA BEZERRA DOS SANTOS
AMANDA LETÍCIA BATISTA
KEYT GONÇALVES
LARISSA CORDOVIL
LAYSE PINHEIRO
RAQUEL MELO

BELÉM
2012

1. INTRODUÇÃO
2. JUSTIFICATIVA
3. CARACTERÍSTICA REGINAL DA ÁREA DE ESTUDO
4.1. Localização
4.2. Hidrografia
4.3. Clima
4. PLANO DE AMOSTRAGEM5.4. Estabelecimento dos Objetivos
5.5. Definição dos parâmetros para análise
5.6. Definição dos locais de amostragem
5.7. Definição da frequência de amostragem
5.8. Identificação dos métodos de análise
5.9. Medidas de campo
5.10. Procedimentos de coleta
5. CRONOGRAMA
6. EQUIPE TÉCNICA
7. LOGISTICA DE TRANSPORTE DAS AMOSTRAS PARA OLABORATÓRIO
8. REGISTRO DE DADOS
9. ORÇAMENTO
10. CONSIDERAÇÕES FINAIS
11. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. INTRODUÇÃO
O abastecimento da capital paraense é feito basicamente através da captação de águas superficiais e em alguns casos por aproveitamento de águas subterrâneas.
No caso da captação por águas superficiais a água produzida pela Companhia de Saneamento do Pará - COSANPA éproveniente dos lagos Água Preta (com o volume de 10 milhões de m3) e Bolonha, (volume de 2 milhões de m3), localizados na Área de Proteção Ambiental – APA criada segundo o decreto estadual 1552/93.
A água bruta é captada no rio Guamá, armazenada no lago Água Preta e encaminhada ao lago Bolonha por meio de um canal de extensão 1.050 m. A água do lago Bolonha é recalcada por 2 estações elevatórias deágua bruta (Bolonha e Utinga) para 3 Estações de Tratamento de Água (ETA): a ETA do Bolonha, ETA de São Brás e a ETA do chamado 5º Setor. Após o tratamento, a água é transferida para os reservatórios de distribuição da zona central de Belém e da chamada zona de expansão.
Portanto, verifica-se que a conservação do Lago Bolonha é de extrema importância para o Sistema de Abastecimento de Água dacidade de Belém. Nesse contexto realizar o monitoramento desse manancial para verificar a “saúde” do lago, apontando suas características naturais, nível de trofia, etc. a fim de apresentar alternativas para o controle ambiental e um melhor gerenciamento se faz extremamente necessário.
2. JUSTIFICATIVA
O lago Bolonha faz parte do manancial do Utinga que abastece uma parte significativa da cidade deBelém e está inserido numa Área de Proteção Ambiental- APA. Apesar disso, esse manancial está sendo ameaçado pelo processo de urbanização em seu entorno, no que diz respeito a sua existência e ao fornecimento da água bruta. Pois, há evidências do lançamento de um volume, considerável, de esgoto doméstico nas suas proximidades trazendo consigo cargas de nutrientes, o que acarreta na proliferação deorganismos como as algas macrófitas.
3.EQUIPE TÉCNICA
Equipe Técnica | FUNÇÃO |
Engenheira Sanitarista e Ambiental: Keyt Oliveira Gonçalves | Interpretação e análise de dados (emissão do parecer) |
Bióloga: Raquel Helen Melo Dias | Realização de análises das amostras, bem como auxiliar na elaboração do parecer. |
Téc. em Química: Amanda Letícia Batista/Ana Carla Bezerra dos Santos |Coleta de amostra e analise in loco (emissão de relatório) |
Estagiária em Engª Sanitária e Ambiental: Layse Teixeira Pinheiro | Auxiliar coleta das amostras, na organização e montagem de planilhas de dados obtidos nas análises |
Estagiária em biologia: Larissa Cordovil | Auxiliar na análise das amostras e bem como na elaboração do parecer. |

4. CARACTERÍSTICA REGIONAL DA ÁREA DE ESTUDO
4.1.Localização
A cidade de Belém situa-se na foz do Amazonas entre as coordenadas 1º 27’ 21’’ S e 48º 30’ 15’’ W, em média com altitude de 4 m do nível do mar e possui uma área de 2.161.191 Km2. Esta se limita ao norte com a baía de Marajó, a leste, com os municípios de Marituba e Ananindeua, a oeste e ao sul, com o rio Guamá. O lago Bolonha está localizado no parque ambiental de Belém, que é...
tracking img