Monitoramento e controle para equipamentos laboratoriais- manutenção preventiva, corretiva e presuntiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4426 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Monitoramento e controle para equipamentos laboratoriais- Manutenção preventiva, corretiva e presuntiva
A operação estável e consistente dos equipamentos é essencial para um laboratório atingir os níveis desejados de controle do processo de análises laboratoriais. Ou seja, é fundamental que haja uma manutenção adequada.
A gestão dos equipamentos envolve todas as etapas ligadas à tecnologia dolaboratório e trata-se de uma atividade de apoio à produção laboratorial. Portanto, deve estar totalmente integrada à gestão do Laboratório de Análises Clínicas. Hoje, com a grande complexidade das instalações, que podem incluir automação sofisticada e diversidade das linhas tecnológicas integradas é imprescindível que os equipamentos estejam em boas condições para que os clientes do laboratóriopossam ser atendidos dentro de prazos de entrega curtos, com resultados de exames confiáveis e preços competitivos. Para isso, é fundamental prevenir defeitos e reduzir a variação e os desperdícios em toda a cadeia de valores.
Manutenção
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), na norma NBR 5462-1994 definiu manutenção como a combinação de ações técnicas e administrativas,incluindo as de supervisão, destinadas a manter ou recolocar um item em um estado no qual possa desempenhar uma função requerida.
Manutenção não pode ser definida como algo que apenas se encarrega de consertar o que está quebrado, mas zelar para manter algo funcionando adequadamente. Sendo o somatório das ações preventivas e corretivas no material que está se mantendo. A manutenção corresponde a todasas ações necessárias para que um item seja conservado ou restaurado, de modo a poder permanecer de acordo com uma condição especificada.
Para que serve a manutenção e o controle de equipamentos
Para que um LAC possa garantir a qualidade de seus serviços é indispensável que todos seus equipamentos estejam em perfeitas condições, o que possibilita à equipe técnica do laboratório trabalhar com omínimo de paradas da produção, atingindo as metas de produtividade preconizadas, dentro das especificações de qualidade estabelecidas.
O laboratório deve ter todos os equipamentos requeridos para amostragem, medição e análise. Quando forem utilizados equipamentos arrendados, contratados ou fora do controle permanente, o laboratório deve assegurar que os requisitos das normas da ABNT NBR ISO/ IEC17025 sejam atendidos. Os equipamentos devem atender as especificações requeridas para realização dos ensaios e amostragens. Todos os equipamentos de ensaio e amostragem devem ser calibrados antes de serem postos em serviço e verificados antes de utilizados. O laboratório deve ter um programa estabelecido para a calibração e verificação de seus equipamentos de ensaio.
Importância da manutenção econtrole de equipamentos
É importante zelar pela conservação dos equipamentos e das instalações para poder atender as necessidades de geração de exames com confiabilidade e segurança. Quando esta gestão é bem realizada, é possível aperfeiçoar o uso dos equipamentos, aumentar a sua disponibilidade, reduzir despesas com manutenções corretivas e consequentes paradas causadas por defeitos emequipamentos indispensáveis ao andamento do processo produtivo. Além disso, uma boa gestão amplia a vida útil dos equipamentos e indica as reais condições de funcionamento das máquinas, com base em registros que informam o desgaste e o seu processo de degradação. Esses procedimentos acabam por melhorar a qualidade dos serviços e a reduzir custos.
Como deve funcionar a manutenção e o controle deequipamentos
O processo de manutenção de equipamentos deve ser minucioso e cauteloso devido à importância da gestão de equipamentos dentro de um LAC. Esse processo precisa antecipar-se aos problemas através de contínuas observações dos equipamentos a serem mantidos, possibilitando assim que a equipe técnica do laboratório trabalhe com o mínimo de paradas da produção, atingindo as metas de produtividade...
tracking img