Monitoramento remoto de redes: rmon

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3711 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Monitoramento Remoto de Redes: RMON









RESUMO
A crescente evolução na utilização das redes de computadores fez emergir o propósito de se buscar uma maneira consistente de gerenciá-las; uma vez que o gerenciamento é essencial para o funcionamento contínuo da rede. O padrão RMON de gerenciamento surgiu como uma das mais importantes alternativas para sanar esseproblema, visto que suas técnicas de monitoramento remoto têm demonstrado bastante eficácia, evitando os prejuízos que as empresas outrora sofriam e oferecendo-lhes a possibilidade de se prevenir de futuros problemas relacionados ao gerenciamento das redes.
Palavras-chave: Monitoramento. RMON. Rede. Gerenciamento


ABSTRACT
The increasing trend in the use ofcomputer networks made the purpose of searching for a consistent way to manage them, as we know that management is essential to the continued operation of the network. The model of RMON management has emerged as one of the most important alternatives for solving this problem since its remote monitoring techniques have showed quite efficiency, avoiding damages on these business companies andoffering to them the ability to prevent future problems related to management networks.
Keywords: monitoring. RMON. Networks. management.



INTRODUÇÃO

As redes de computadores foram inicialmente projetadas para possibilitar o compartilhamento de recursos, tais como: impressoras e outros instrumentos, além de serem exclusivas para ambientes acadêmicos, governamentais, militares e empresasde grande porte; tudo isso em meados da década de 60. No entanto, o crescimento da utilização de recursos computacionais, causado pelo barateamento do custo dos equipamentos, aliado à evolução das tecnologias de rede, motivou a propagação das redes de computadores nos diversos setores da sociedade, somando-se à utilização nas organizações.

Esse avanço despertou a necessidade de gerenciamentopadronizado das redes, forçando as grandes instituições de pesquisa a se mobilizarem em busca de soluções. Em 1990, a Internet Engineering Task Force (IETF) – órgão responsável pelo desenvolvimento da padronização da internet – propôs, através da Request for Comments (RFC) – documento que descreve os padrões dos protocolos – 1157, o protocolo Simple Network Management Protocol (SNMP) – um protocolode gerenciamento simples que emitia alertas quando a rede atingia um estado crítico.

Com o intuito de eliminar as limitações e os defeitos causados pela simplicidade excessiva do protocolo supracitado surgiu o padrão Remote MONitoring (RMON) de gerenciamento, que ao descentralizar e hierarquizar o monitoramento da rede se tornou uma solução completa e eficaz para a gerência de redes de médio egrande porte.

Este artigo foi elaborado com a finalidade de explanar de forma clara e concisa o funcionamento do padrão RMON, além disso, esclarecer os conceitos que cercam a utilização desse recurso e mencionar as mudanças e os benefícios decorrentes de sua evolução.

A organização deste artigo, que possui seis seções está dividida de forma a expor os conceitos necessários para entender essepadrão de gerenciamento. A seção 2, discorre sobre as definições do padrão RMON, além de seus objetivos, sua arquitetura e demais elementos que dele fazem parte; na seção 3, descreve-se a forma como o mesmo realiza o gerenciamento de redes; a seção 4 mostra as vantagens e desvantagens de utilizá-lo e na seção 5 destaca-se as versões existentes desse padrão. Na conclusão do artigo, que está naseção 6, apresentamos a nossa opinião sobre essa tecnologia e porque devemos utilizá-la em uma organização.



1. REMOTE MONITORING (RMON)

RMON não é uma pilha de protocolos; nem tampouco um protocolo por si só; trata-se de uma extensão de Management Information Base (MIB), para ser utilizada com protocolos de gerenciamento de redes em internets baseadas em TCP/IP. Esta é a definição...
tracking img