Monge e o executivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2055 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha do Livro – O Monge e o Executivo

1 APRESENTAÇÃO

Este trabalho tem por finalidade apresentar o conteúdo e fazer uma apreciação crítica do livro “O Monge e o Executivo: uma história sobre a essência da liderança” de escrito por James C. Hunter.

Trata-se de uma narrativa, que conta a história de Jonh Daily, um notável homem de negócios, que percebe a sua decadência como chefe,marido e pai. Na busca pelo resgate de seu status quo, decide participar de um retiro sobre liderança num mosteiro beneditino, sob o domínio do frade Leonard Hoffman, um influente empresário americano que abdicou de sua posição anterior em detrimento da conquista de novos ideais.

Inicialmente, John Daily e os outros cinco alunos que também com alguns problemas de liderança participam do semináriodemonstram uma certa dose de rigidez e ceticismo à filosofia apresentada pelo frade, mas depois chegam à conclusão de que a sua experiência é algo que não se pode desprezar. Uma das características notadas em Hoffman no mundo dos negócios foi a sua capacidade de analisar e reverter empresas que estejam em crise, transformando-as em experiências de grande êxito.

Para o monge, liderança não ésinônimo de poder e sim a autoridade, conquistada com amor, empenho e sacrifício. A história traz implícita a importância da humanização quando das relações no mundo dos negócios e como isso pode ser importante.

A problemática remete ao conceito estereotipado da liderança. Há um paradoxo latente entre o racionalismo e humanismo no mundo dos negócios. A tese central é de que o “servir” é umacaracterística elementar na consecução dos objetivos pensados para um líder de excelência.

O objetivo principal do texto é trazer conceitos fundamentais e viáveis que podem servir como parâmetro para reavaliar nossa capacidade de liderança e conseqüentemente, auxiliar na inter-relação com os colaboradores, fazendo aforar um clima de grande satisfação na empresa.

O livro é composto de sete capítulos.Sumariamente, o capítulo um apresenta algumas definições imprescindíveis para o entendimento do que é proposto. O capítulo dois trabalha “O velho paradigma”. O capítulo três se dedica a “O modelo”. O quarto discute “O verbo”. O cinco enfoca “O ambiente”. O seis trata “A escolha”. Por último, o capítulo sete discute “A recompensa”. O autor trabalha o tema com coerência e concisão nas idéias.

Notaque, a conclusão mais imediata do tema estudado é de que o sucesso da liderança está diretamente ligado ao aspecto espiritual e psicológico do ser humano e que estes são requisitos indispensáveis na busca sem fim da auto-afirmação pessoal e profissional.

2 OBJETIVO

O objetivo mais aparente deste livro consiste em demonstrar que valores e atitudes são ações contíguas no desenvolvimento daliderança. Para tanto, o autor traz conceitos e definições que visam tão-somente estimular a autocrítica dos leitores, dentro de um visão humanística no âmbito dos negócios. Especificamente, o autor busca:

Enfatizar a importância do trabalho em equipe como estandarte para alcançar o sucesso;
Salientar valores éticos e morais como prerrogativas para o sucesso profissional;
Refletir sobre a artede liderar;
Propor modelos ideais de re-construção de práticas estilizadas e conservadoras no mundo dos negócios.

3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

O autor lança mão de recursos, em que ilustra e sintetiza o pensamento com uma bela narrativa com muito envolvimento. O conteúdo é disposto em 142 páginas, distribuídas em sete capítulos, onde se trabalha a filosofia proponente. O texto enquadra-sena tipologia de narrativas, com suas nuances pertinentes.

Alguns trechos são trabalhados em forma de parábola, metáforas, no intuito de fazer analogias compreensíveis e acessíveis à diversidade do público-alvo (acadêmicos, empresários, profissionais liberais e aos vários segmentos da sociedade civil interessados no comportamento ideal de um líder de excelência).

Tacitamente, o autor...
tracking img