Moluscos e anelidios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1382 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MOLUSCOS E ANELIDEOS

Os moluscos (filo mollusca) são animais de corpo mole (mollis mole), constituem um grande filo de animais invertebrados, não segmentado, viscoso, com simetria bilateral, podendo existir representantes assimétricos, alguns possuem uma concha, podendo ela ser interna ou externa. Os moluscos são animais que podem viver em ambientes aquáticos e terrestres. Alguns são fixos,outros se enterram e outros, como as lulas, podem nadar por jato-propulsão. Os cefalópodes apresentam uma “bolsa de tinta” que é uma estrutura defensiva.
Os moluscos constituem um grupo muito bem sucedido na natureza. Ocupam vários ambientes e exibem hábitos de vida bastante diversificados. Os bivaldos, que vivem na água do mar ou dos rios e lagos, podem viver fixos ou enterrados. Muitos podemperfurar rochas e substratos duros.
Possuem grande importância econômica, pois podem ser utilizada na alimentação, fabricação de adorno, como pérolas e objetos de colecionadores. Existem mais de 110 mil espécies descritas.

Estrutura Corporal

O corpo dos moluscos é divido em cabeça, pé e massa visceral. Na cabeça encontramos órgãos sensoriais como tentáculos e olhos. Os pés servem paralocomoção e têm caráter sistemático. Nos cefalópodes os pés foram transformados em tentáculos. Na massa visceral encontramos as vísceras. Na epiderme existe uma dobra chamada manto, que secreta a concha. O manto envolve o corpo do animal. Possuem células produtoras de muco na epiderme. Entre a parede do corpo e o manto encontramos a cavidade do manto. A concha secretada é um exoesqueleto calcário.Digestão

Possuem um sistema digestor completo, ou seja, possuem boca e ânus. Na boca existe uma estrutura chamada rádula, que é formada por vários dentes de quitina, que raspam o substrato para obtenção de alimentos. Os bivalves não possuem rádula. A digestão é inicialmente extracelular, no estômago, nas glândulas digestoras é extracelular. Os bivalves possuem um estilete cristalino, estruturalocalizada entre o estômago e o intestino, numa bolsa chamada ceco gástrico e serve para facilitar a digestão liberando enzimas.

Circulação

A circulação nos moluscos é do tipo aberta ou lacunar, pois o sangue que sai do coração cai em cavidades ou lacunas que vão banhar as células. O coração ocupa a posição dorsal e fica em uma cavidade chamada pericárdica. Possui um ou dois átrios, e umventrículo. O sangue das células volta ao coração pelas lacunas. Nos cefalópodes a circulação é do tipo fechado. Os moluscos possuem pigmentos respiratórios chamados hemocianina e, principalmente os cefalópodes possuem hemoglobina.

Respiração

A respiração nos moluscos é do tipo branquial ou pulmonar, ou cutânea, dependendo do habitat. As brânquias ficam na cavidade do manto e possuem cílios queparticipam na movimentação da água promovendo as trocas gasosas.

Excreção

A excreção é feita por metanefrídios. Cada metanefrídio possui um ducto com duas aberturas: uma para a cavidade pericárdica, chamada nefróstoma, de onde retira as excretas, e um poro excretor, chamado nefridióporo, por onde saem às excretas.

Sistema Nervoso

É do tipo ganglionar. Os gânglios são unidos entre si porcordões nervosos.
Os cefalópodes possuem uma intensa cefalização.
Os gânglios cerebróides ficam na cabeça e inervam principais estruturas cerebrais, os gânglios pediosos inervam os pés e são responsáveis pela locomoção e os gânglios viscerais inervam as vísceras.

Reprodução

Podem ser hermafroditos ou dióicos, a fecundação pode ser interna ou externa e o desenvolvimento pode ser direto ouindireto. Os espermatozóides podem ser liberados na água ou dentro do corpo da fêmea.
A fecundação pode ser externa onde o macho solta o espermatozóide e a fêmea o óvulo, os dois juntam dando origem ao indivíduo ou a reprodução interna onde o espermatozóide é liberado no corpo da fêmea.

Classes
- Gastropoda: São representantes desta classe o caramujo, o caracol e a lesma. Podem possuir uma...
tracking img