Anelidios e moluscos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1763 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
REPÚBLICA DE ANGOLA
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
ESCOLA DO ENSINO SECUNDÁRIO EX-PUNIV

TEMA: - AS ORINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS CORDADOS
- DEFINIR UROCORDADOS OU TUNICAS
- ESQUEMA E LEGENDA DE UMA ASCÍDIA

GRUPO: 3

CURSO: C.F e Biológicas

CLASSE:11ª

TURMA:BDOCENT:
Joana Ventura

Sumbe,Outubro, de 2012.

ÍNDICE

- INTRODUÇÃO
- DESENVOLVIMENTO
- CONCLUSÃOTRABALHO COLECTIVO

Elementos do Grupo:
21- Elsa da Conceição V. Lupambo
25- Felizardo Henriques Ernesto
27- Geniffer Delfina R. Fernandes
28- Guilherme Albino Leiria
29- Harrison Braúlio C. da Fonseca
30- Idalina Rebeca Sanjala























INTRODUÇÃO

Os cordados (Chordata, do latim chorda, corda) constituem um filo dentro doreino Animalia que inclui os vertebrados, os anfioxos e os tunicados. Estes animais são caracterizados pela presença de uma simetria bilateral, notocorda, sistema digestório completo, um tubo nervoso dorsal, fendas branquiais e uma cauda pós-anal, em pelo menos uma fase de sua vida. Os cordados compartilham características com muitos animais invertebrados sem notocorda, quanto ao plano estrutural,tais como simetria bilateral, eixo anteroposterior, metamerismo e cefalização. O grupo abrange animais adaptados para a vida na água, na terra e no ar.



















DESENVOLVIMENTO

Os cordados, juntamente com dois outros filos, o Hemichordata e o Echinodermata, formam o grupo dos deuterostómios (Deuterostomia), ligados por diversos aspectos embrionários peculiares, naforma de suas larvas, pelo desenvolvimentos das aberturas embrionárias e da cavidade peritoneal ou peritónio (evolução do celoma dos invertebrados). Internamente os cordados são divididos em três subfilos: Urochordata, Cephalochordata e Vertebrata, principalmente com base nas características da notocorda. Nos urocordados, o estágio larval têm notocorda e tubo neural, ambas desaparecendo no estágioadulto. Os cefalocordados têm notocorda e tubo neural, mas sem vértebras. Já nos vertebrados, exceto nas feiticeiras (Myxini), a notocorda foi reduzida e o tubo neural foi circundado por uma coluna vertebral cartilaginosa ou óssea.
Os cordados se dividem em protocordados, os cordados mais primitivos, destituído de coluna vertebral e caixa craniana e os eucordados, mais evoluídos, pois, além deapresentarem coluna vertebral têm crânio com encéfalo.

1 = Medula espinhal
2 = Corda dorsal
3 = Cordão nervoso dorsal
4 = cauda pós anal
5 = ânus
6 = Aparelho digestivo
7 = Sistema circulatório
8 = atriopore
9 = espaço acima da faringe
10 = fenda da faringe (Brânquia)
11 = faringe
12 = Vestíbulo
13 = oral Cílio
14 = Abertura da boca
15 = Gónada (Ovário / Testículo)
16 = sensor de luz
17 = Nervo
18= Meta pleural
19 = fígado

Anatomia da cephalochordate Amphioxus. Itens em negrito são os componentes de todos os cordados em algum momento de sua vida, e distingue-os dos outros filos .
Cordados formam um filo de seres vivos baseados em um plano corporal bilateral. O filo é definido por ter em algum momento de suas vidas as seguinte características:
-Uma Corda dorsal, em outras palavras, é umahaste bastante rígida de cartilagem que se estende ao longo interior do corpo. Entre os sub-grupo de vertebrados cordados a corda dorsal se desenvolve na Vértebra. Em espécies totalmente aquáticas isso ajuda o animal a nadar flexionando a cauda.
-Um Tubo neural. Nos peixes e outros vertebrados este tubo se desenvolve na Medula espinhal, é o tronco principal da comunicação do sistema nervoso.
-...
tracking img