Moleculas surfactantes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (796 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Moléculas q são duplamente hidrofóbicas e hidrofílicas chamam-se agentes tensoativos, pois se acumulam e agem nas superficies onde as substancias se encontram. Esse nome é normalmenteabreviado para surfactantes, possuem atividade detergente e sua estrutura química espacial é semelhante a um cotonete onde a parte de algodão seria a extremidade POLAR (solúvel em água) da molécula ea haste flexível seria a parte APOLAR (não solúvel em água) da molécula.

Essa estrutura química que apresenta dupla polaridade interage favoravelmente com as moléculas tanto de água como com asmoléculas não solúveis em água ( como os óleos e silicones não solúveis).

A porção hidrofóbica (que tem afinidade pelas substâncias não solúveis em água) geralmente contem varios grupos de carbonosconhecidos como cadeia alquílica ou arílica quando apresenta composto aromáticos sendo esta porção da molécula conhecida como “cauda”.

As moléculas surfactantes são classificadas de acordo com ogrupo e carga iônica que carregam na porção hidrofílica.

As classes são basicamente: aniônicas (-), catiônicas (+) e não iônicas.

Os surfactantes mais comuns são os aniônicos que apresentamsulfato na estrutura, como o Lauril Sulfato de Sódio e Lauril Sulfato de Amônio, sulfonatos, fosfatos ou carboxilatos na porção da “cabeça”. Os surfactantes catiônicos mais comuns são os sais de amônioquarternário como as alquil aminas sendo o mais conhecido deles o Cetrimonium Clorídrico.

A tensão superficial pode ser definida como: “A energia necessária para perturbar, distender ou perfuraruma superfície”.
Ao observar uma gota de líquido, verifica-se que as moléculas no interior da gota estão envolvidas por outras moléculas da mesma substância. As forças intermoleculares estãoequilibradas, uma vez que atuam em todas as direções. Entre as moléculas de um fluido existem forças de atração e repulsão, as chamadas forças intermoleculares, como as pontes de hidrogênio, interações...
tracking img