Textil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 52 (12888 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TECNOLOGIA TÊXTIL II

1. Operações Físicas de Preparação

2.1) Navalhagem (tosquia)

A navalhagem tem por finalidade a eliminação, por corte, das pontas de fibras salientes (fibrilas) que se mantém eriçadas na superfície do substrato conferindo ao mesmo um aspecto desuniforme e um toque áspero além do que, as fibrilas posteriormente trarão problemas de solidez e irregularidade deestampados.

A navalhagem pode realizar-se no beneficiamento primário e/ou final de acordo com a seqüência de operações que o substrato deverá realizar visto que as operações a úmido fazem com que haja o reaparecimento das fibrilas.

As máquinas empregadas empregadas para realização da Navalhagem levam o nome de Navalhadeira ou Tosquiadeira; basicamente o princípio ativo da máquina concentra-se em umaespécie de navalhas helicoidais que abrangem toda a largura do tecido; estas navalhas estão dispostas em plano paralelo ao do deslocamento do tecido, posicionada de tal forma que permitem o corte de ambos os lados.

A distância entre os órgãos de corte é ajustável sendo necessário interromper o movimento das navalhas sempre que a emenda entre duas peças passar pelo conjunto (navalhas helicoidaise mesa de corte fixa) a fim de evitar danos. O resíduo deste corte é

captado por um sistema de aspiradores e recolhidos em compartimentos apropriados. Outro elemento importante na navalhadeira são as escovas posicionadas na entrada da máquina que orientam as fibrilas facilitando assim o corte.

2.2) Chamuscagem (gaseamento)

A chamuscagem tem por finalidade a eliminação, por queima, daspontas de fibras salientes (fibrilas) que permanecem eriçadas na superfície do tecido, conferindo-lhe um aspecto desuniforme e um toque áspero. Haverá também problemas quanto a solidez e regularidade de estampados.

Da mesma maneira que a navalha, a chamuscagem também pode realizar-se no beneficiamento primário e/ou final pelas mesmas razões.

É importante determinar em que fase dobeneficiamento será realizada a chamuscagem dos substratos compostos por fibras sintéticas pois estes substrato ao serem chamuscados fundem-se ligeiramente tomando a coloração mais escura, podendo também ocorrer falhas de chamuscagem que só serão percebidas através de faixas claras e escuras ao se tingir. Logo, nestes casos, nestes casos, a chamuscagem deve realizar-se após o tingimento. Fios fiados defibrilas sintéticas não devem ser chamuscado, porém se realmente for necessário deve-se tomar cuidado com a velocidade e a potência empregada para queima.

Basicamente a chamuscagem pode realizar-se de duas maneiras:

Por placas aquecidas Por chama

Na chamuscagem por placas aquecidas, a superfície do substrato entra em contato direto com uma placa aquecida; esta placa pode ser aquecida por meiode uma fornalha montada em seu extremo inferior ou através de corrente elétrica.

No caso de chamuscadeira por chama, a alimentação é feita por uma mistura de ar e gás, sendo a regulagem de ambos e independente. Na chamuscadeira para tecidos, existe um queimador guarnecido de câmaras laterais onde a chama é mais intensa devido ao fato das ourelas do tecido serem mais pesadas. Nos dois casos, achamuscadeira empregada para tecidos possui um conjunto de escovas que orientam o sentido das fibrilas para a queima; existem também um tambor aquecidos que diminui a umidade e aquece o tecido preparando-o para a queima posterior.

Ainda se tratando de chamuscadeira para tecidos algumas possuem vaporizadores que extinguem possíveis fagulhas que ainda possam restar após a chamuscagem; outraspossuem tanque empregados para a impregnação do substrato com banhos de degomagem.

Na chamuscagem por fios, a extinção das fagulhas é feita abafamento quando o fio é enrolado.

A chama empregada para a chamuscagem deve ser oxidante (possuir coloração azulada), sendo que o efeito ideal de chamuscagem é obtido quando se elimina a máxima quantidade de fibrilas sem que a chama toque em demasia a...
tracking img