Planejamento escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3063 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
|Curso: Educação Física | | | |
|Professor(a): Joelma Montelares |Disciplina: METODOLOGIA DO ENS. ED. FIS. I |


PLANEJAMENTO ESCOLAR
*JOELMA MONTELARES
"Em todo ato de verdadeira criaçãocientífica, quando uma nova visão de mundo é criada, existe um salto qualitativo. É necessário abandonar todos os auxílios do passado, porque o novo não é uma versão melhorada do velho". (Alves, 1991)
O planejamento escolar para  Libâneo (1994) e Lopes (1996) é um processo responsável por racionalizar, organizar e coordenar a ação pedagógica, este deve articular as atividades escolares ao contextosocial, pois a escola, os professores e os alunos são integrantes da dinâmica das relações sociais e tudo o que acontece no meio escolar é abarcado por influências econômicas, políticas e culturais características da sociedade de classes.

Essa reflexão também é destacada no pensamento de Luckesi (1998) ao afirmar que planejar decorre de opções envolvendo juízos e valores sobre uma determinadarealidade. Nesse prisma o planejamento deve ser considerada uma atividade norteadora de uma determinada meta a alcançar, e contém opções políticas e filosóficas acerca da sociedade na qual vivemos. Para o autor o planejamento não pode ser visto como uma técnica neutra que deve ser utilizada somente para racionalizar a ação do professor.

Padilha (2001, p. 63) que o planejamento "visa a darrespostas a um problema, estabelecendo fins e meios que apontem para sua superação, de modo a atingir objetivos antes previstos, pensando e prevendo necessariamente o futuro", Planejar é uma atividade inerente a educação, com características fundamentais: evitar a improvisação, prever o futuro, estabelecer caminhos que possam nortear mais apropriadamente a execução da ação educativa, prever oacompanhamento e a avaliação da própria ação.
  
Para Vasconcellos (1995, p. 53), "o planejamento do Sistema de Educação é o de maior abrangência (entre os níveis do planejamento na educação escolar), correspondendo ao planejamento que é feito em nível nacional, estadual e municipal".

Portanto, o planejamento educacional é "processo contínuo que se preocupa com o 'para onde ir' e 'quais as maneirasadequadas para chegar lá', tendo em vista a situação presente e possibilidades futuras, para que o desenvolvimento da educação atenda tanto as necessidades da sociedade, quanto as do indivíduo" (PARRA apud SANT'ANNA et al, 1995, p. 14).

Para planejar é necessário perceber o contexto organizacional que a ação docente está inserida. O planejamento com caráter apenas funcional pode limitar acompreensão da realidade e organização, limitando a ação para agir sobre esta realidade.

[...] pouco ou nada se discute a respeito do significado social e político da ação que se está planejando. Não se pergunta pelas determinações sociais que estão na base do problema a ser enfrentado, assim como não se discutem as possíveis conseqüências político-sociais que decorrerão do projetoem pauta (LUCKESI, 1998, p. 107).

Luckesi (1998) reconhece o valor técnico do planejamento, porém, valoriza a necessidade de uma organização que possa garantir uma ação eficiente para alcançar aprendizagem significativa.

Será que basta apenas planeja? É observado que vários planejamentos têm caráter apenas normativo, não são executados e aplicados, ou então, tem caráter funcional, que namaioria das vezes é organizado e aplicado a partir de uma visão parcelada da realidade, não levando em conta a dinâmica social, e os indivíduos envolvidos direta ou indiretamente processo à organizacional escolar. Esse atitude de planejar tão praticado, embora ofereça uma lógica e uma organização útil para se superar a prática do senso comum, ainda é um modo limitado de se compreender a...
tracking img