Moinho paulista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7243 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Estrutura Organizacional

“Modelo organizacional é o instrumento administrativo resultante da identificação, análise, ordenação e agrupamento das atividades e dos recursos da empresa, incluindo o estabelecimento dos níveis de alçada e dos processos decisórios, visando o alcance dos objetivos estabelecidos pelos planejamentos das empresas”.
(Oliveira, 2010, p.69)
Para montar a estruturaorganizacional de uma empresa deve-se estabelecer objetivos e estratégias com a finalidade de alcançar as situações e resultados desejados.
Antes de definir a estrutura, é necessário que a função organização esteja conceituada, já que a estrutura organizacional é o ponto básico para que o processo organizacional seja concretizado.
“Organização da empresa é a ordenação e o agrupamento de atividadese recursos, visando ao alcance dos objetivos e resultados estabelecidos”. (Oliveira, 2010, p.63)
Além de uma organização adequada, podemos citar outras três funções básicas:
Planejamento;
Direção;
Controle.

Fonte: Sistemas, Organizações & Métodos – Uma abordagem gerencial, p.64.



1.1 Apresentação da empresaFonte: www.nita.com.br/empresa - Acesso em 21/04/2012

Empresa fundada pelo Moinho Inglês na década de 20, a Moinho Paulista é uma importante indústria nacional de moagem de trigo que tem tradição de sobra na cozinha da dona de casa brasileira e presença nas principais indústrias alimentícias do País.
Sualocalização privilegiada no porto de Santos e um eficiente processo de descarga e transporte de trigo diretamente dos navios para os silos do Moinho Paulista, faz com que sua produtividade na recepção de trigo seja uma das mais eficientes entre outros moinhos.
Em 1968, o Moinho Paulista foi adquirido pelo Grupo Verpar, holding do Grupo J. Alves Veríssimo Ltda, empresa proprietária de indústriasalimentícias e shopping centers no Brasil.
Com a desregulamentação do setor de trigo no Brasil no início dos anos 90, o Moinho Paulista investiu no aumento de sua capacidade de processamento de trigo e produção de farinha, fazendo com que hoje o Moinho ocupe uma posição de destaque entre os 10 principais moinhos nacionais, frente a um total de quase 190 existentes em todo Brasil.
Seus produtos sãodestinados aos mercados doméstico e profissional, incluindo-se neste último as padarias e indústrias de massas e biscoitos.
Rigorosa seleção de trigo, constante controle da produção, investimentos em melhorias produtivas, treinamento de pessoal e desenvolvimento de novos produtos, têm garantido a qualidade dos produtos do Moinho Paulista ao longo de toda sua trajetória, um ingredienteimprescindível e presente em todos seus produtos.
Com as marcas, Nita Cook, Nita Cream, Nita Mix, Lena Cook, Lena Mix, Invencível e Vega, a empresa processa trigo produzindo farinhas, misturas para pães, massas, bolos e panetones, e recentemente passou a produzir produtos acabados, prontos, como bolos, fermentos e panetones, em parceria com empresas de renome no cenário nacional.
Em fevereiro de 2011 a NitaAlimentos foi certificada com o ISO 9001 de Sistema de Gestão de Qualidade, ISO 14001 de Sistema de Gestão Ambiental e OSHAS 18001 de Sistema de Gestão de Saúde e Segurança de Trabalho, que serão especificadas no capítulo 2.
A certificação auxilia na entrada de novos clientes, existe uma tendência de empresas do setor alimentício de apenas comprar produtos de empresas certificadas. Sendo quealguns clientes auditam o Moinho Paulista.
O Moinho Paulista é o único com as três certificações ISO 9001, ISO 14001 e OSHAS 18001. Ter e manter as certificações agrega valor ao produto e ao know-how e em uma concorrência pode auxiliar na escolha do cliente.

1.2 Estrutura formal e informal

Toda empresa possui dois tipos de estrutura: formal e informal.
“Estrutura informal é a...
tracking img