Moeda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (266 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nas economias rudimentares, as trocas diretas eram utilizadas como meio de circulação da produção, conhecida também como “escambo”, essa troca deixou de ser eficiente, pois setornou impossível de compatibilizar as necessidades de consumo das pessoas.
A fim de compatibilizar as trocas, diversas mercadorias foram utilizadas como moeda (trigo, sal, gado,etc..). No entanto por falta de:
- Homogeneidade
- Ação do tempo
- Impossibilidade de divisão
- Dificuldade de manuseio e transporte,
comprometeram a função dessas moedas comoinstrumento de troca.
Foi ai que as trocas passaram a utilizar metais e em um segundo momento moedas metálicas (pois duravam mais).
Com a dificuldade e risco de transporte dosmetais, surgiram às casas de custódia que armazenavam ouro e prata, fornecendo certificado de depósito por serem mais cômodos e seguros, passaram a circular no lugar dos metaismonetários. Os certificados eram conhecidos como moeda representativa ou moeda-papel.
Ao longo do tempo foi observado que o fluxo de conversão e emissão de novos certificadosrestava sempre uma parcela ociosa de metais. Com isso, certificados lastreados ou parcialmente lastreados começaram a ser emitidos levando a criação da moeda fiduciária (que depende deconfiança) ou papel-moeda.
A derradeira moeda importante a manter parcialmente o padrão ouro foi o Dólar norte americano, até 1971.
Com o desenvolvimento dos bancos e serviçosbancários, tornaram-se mais fáceis os pagamentos, o que deu origem à moeda escritural, contábil ou bancária movimentada por meio de cheques.
Atualmente é mais freqüente o uso depagamentos eletrônicos:
- Cartão de Crédito
- Cartão de Débito
- Cartões Inteligentes, etc..
que foram favorecidos pela evolução tecnológica da computação e telecomunicação.
tracking img