Modulo autopropelido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6107 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
|DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL DE UM MÓDULO DE POTÊNCIA PARA AGRICULTURA |
|Everton Farina |
|Universidade Federal de Santa Catarina|
|everton@nedip.ufsc.br |

Resumo: As razões que levaram ao desenvolvimento deste trabalho surgiram devido a grande transformação da agricultura brasileira que ao longo dos anos tem favorecido ao êxodo rural, incentivado por sua modernizaçãoexcludente e parcial dos recursos para o trabalho com perspectivas de agravamento diante do cenário econômico mundial. Essas transformações foram: a globalização com abertura de mercado, a importância do meio ambiente e a revolução tecnológica. Todos esses fatores acabam por impulsionar a otimização das atividades nas propriedades rurais exigindo que cada vez se produza maiores quantidades com maiorqualidade e com custos reduzidos. Essa exigência afasta cada vez mais o produtor rural de menor porte, geralmente composto por trabalho familiar que, por causa do êxodo rural, está envelhecendo e contando com um número significantemente menor de membros da família para o trabalho e, por outro lado, abre mais espaço para grandes produtores com poder aquisitivo maior. Já a evolução da tecnologia temfavorecido muito os produtores de grande porte, mas essa tecnologia não chegou aos pequenos e médios produtores na mesma proporção dos grandes. Hoje os produtores rurais de pequeno e médio porte ainda não podem contar com máquinas modernas, modulares e versáteis, que atendam na íntegra suas reais necessidades. Diante disso, a proposta desse trabalho foi desenvolver um protótipo conceitual de ummódulo de potência para a agricultura, preparado para receber diferentes tecnologias de propulsão para o atendimento aos pequenos e médios produtores. No desenvolvimento da máquina foram definidas as especificações de projeto com base no resultado do questionário semi-estruturado, a fim de poder delinear o desenvolvimento do mesmo. A máquina (módulo de potência) foi projetada para ser utilizada emterrenos acidentados onde o risco de acidente por tombamento é grande. O trabalho foi desenvolvido até o projeto conceitual, em nível de um modelo eletrônico e de um modelo analógico. A avaliação dos modelos foi positiva recomendando a implementar para as outras fases do projeto. A percepção é que a estrutura modular permitiu ampliar as possibilidades de utilização da máquina e seu elemento demovimentação visa levar o conceito para a visão ecologicamente correta quanto a utilização de fontes de combustíveis renováveis.

Palavras chave: Máquina agrícola; Módulo de Potência.

1. Introdução

Este artigo versa sobre o desenvolvimento conceitual de uma nova proposta de plataforma para a agricultura. O foco do trabalho estava voltado a oferta de um produto a ser utilizado por pequenos emédios agricultores, na sua maioria participantes da agricultura familiar.
A questão da agricultura familiar, analisando o cenário atual da agricultura brasileira, fica explícita a redução do número de pessoas nesse setor sendo que a demanda agrícola não diminuiu. Desta forma surge a necessidade de utilização de meios que permitam aos pequenos produtores rurais produzirem um mesmo volume de produtocontando com um número cada vez menor de mão de obra e, isso somente torna-se possível com a modernização da agricultura.
O processo de desenvolvimento de produtos precisa evoluir frente às necessidades dinâmicas do mercado e ao avanço tecnológico.
Desta maneira, este trabalho tem como principal contribuição, disponibilizar tecnologia na forma de um protótipo conceitual com potencial para ser...
tracking img