Quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (816 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Saponificação
Saponificação é a reação de um éster com base. As gorduras e óleos são triésteres, da glicerina. Quando reagem com soda (base) dão origem a sais opalescentes de ácidos graxos,chamados de sabões.
1.     Saponificação: a reação que produz sabão

Uma vez que óleos e gorduras são ésteres, eles sofrem reação de hidrólise ácida ou básica. A hidrólise ácida produzirásimplesmente o glicerol e os ácidos graxos constituintes. Já a hidrólise básica produzirá o glicerol e os sais desses ácidos graxos. Pois bem, esses sais são o que chamamos de sabão.
 
                 Assim,aquecendo gordura em presença de uma base, realizamos uma reação química que produz sabão.
Essa reação, a hidrólise básica de um triéster de ácidos graxos e glicerol, é chamada de saponificação.
 óleo/gordura + base → glicerol + sabão
O uso de KOH no lugar de NaOH permite obter sabões potássicos, empregados, por exemplo, na fabrica-
ção de cremes de barbear.
Em muitas localidades do Brasilé comum, ainda hoje, encontrar pessoas que fazem o chamado sabão de cinza. Para fabricá-lo, deve-se ferver gordura animal (banha de vaca, por exemplo) ou vegetal (gordura de coco, por exemplo) juntocom água de cinzas, também conhecida como lixívia. Após cerca de duas horas de fervura, está pronto o sabão de cinza. Esse processo é o mesmo usado em fábricas de sabão, sendo a cinza um substitutopara o NaOH ou KOH. O caráter básico da água de cinza se deve à presença de carbonato de potássio (K2CO3), que reage com a água dando origem a íons OH–.

Em termos gerais, a reação de saponificaçãoocorre quando um éster em solução aquosa de base inorgânica origina um sal orgânico e álcool. 

A Reação de saponificação também é conhecida como hidrólise alcalina, através dela é que se tornapossível o feitio do sabão. Falando quimicamente, seria a mistura de um éster (proveniente de um ácido graxo) e uma base (hidróxido de sódio) para se obter sabão (sal orgânico). 

A equação abaixo...
tracking img