Modularidade da mente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (397 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MODULARIDADE DA MENTE

-A gramática é um sistema cognitivo autônomo ou não?

- O artigo apresenta dados de estudos de caso com crianças mostrando clara dissociação entre linguagem e habilidadescognitivas não lingüísticas.

- É importante salientar que, de acordo com o texto, o desenvolvimento de um sistema lingüístico normal, isto é, aquele no qual a gramática é sistematicamenterelacionada ao significado, requer desenvolvimento cognitivo lingüístico e não lingüístico concomitante e coincidentemente.

- Identificar o papel do meio para elucidar o que ele não oferece e, com isso,entender os mecanismos internos à criança que estão em jogo.


Genie

Isolada totalmente dos 20 meses de idade até os 13 e 7 meses. Quando ela saiu do isolamento, falava somente algumas poucaspalavras.

O curso do seu desenvolvimento lingüístico, após a interrupção do isolamento foi, de um modo geral, paralelo àquele de uma criança normal (palavras únicas, combinação de duas palavras,combinação de três palavras…).

O seu desenvolvimento foi diferente daquele de uma criança normal em dois aspectos: primeiro, em relação à habilidade semântica (a aquisição de vocabulário foi rápida eextensiva) e, segundo: a disparidade entre a sua sintaxe e a semântica (Genie adquiriu muito pouca sintaxe ou morfologia: sua fala não continha relativização, pronominalização, nenhum tipo de movimento,inversão sujeito-auxiliar, wh questions…).

Sofisticação semântica de Genie sugere um bom desenvolvimento conceptual, confirmado por diversos testes. No entanto, o desenvolvimento cognitivo dainteligência pré-operacional e operacional não foi suficiente para a aquisição da sintaxe e morfologia.


Anthony

Menino com retardo mental. Estudado dos 6.5-7.2 anos.

Sua fala funciona melhor fora decontexto. Seu discurso, em contraste com Genie, é bem-formado gramaticalmente, mas é, com freqüência, semanticamente inapropriado e confuso.


3. Marta

Com 16 anos de idade, Marta é...
tracking img