Modernismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (473 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Segunda geração modernista
A segunda geração modernista inicia-se em 1930 e se estende até 1945. É um período onde a produção prosaica e poética são abundantes refletindo um conturbado momentohistórico tanto no plano nacional quanto no internacional. No plano internacional temos a depressão econômica com a quebra da Bolsa de Nova York em 1929, a Segunda Grande Guerra e o avanço donazi-fascismo. No nacional temos a ascensão de Vargas e a consolidação do Estado Novo.
         A poesia deste período apresenta-se mais madura que a do primeiro momento modernista, pois existe umaprofundamento de tudo aquilo que se conquistou desde a Semana da Arte Moderna. Poetas representantes da primeira geração modernista continuaram intensos na produção literária e se juntam, agora, a novospoetas como Murilo Mendes, Cecília Meireles, Jorge de Lima, Vinícius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade entre outros.
       No entanto, nesse período, surge uma nova postura artística que questiona –com mais força – a realidade (Carlos Drummond de Andrade é o maior representante dessa postura). Assim, surge uma literatura mais construtiva e politizada que reflete as grandes transformaçõesocorridas nesse período. Além dessa postura, aparece uma corrente que é mais voltada para o intimismo e espiritualismo e seus representantes são: Cecília Meireles (toda sua produção), Vinícius de Moraes,Jorge de Lima e Murilo Mendes (estes, apenas uma fase de sua produção poética).
        Podemos afirmar que a prosa, nesse segundo momento modernista, conquistou um vasto território. Intimamente ligadaàs preocupações dos poetas desta fase, a prosa refletiu o mesmo momento histórico. Surgem, nesse período, artistas como Raquel de Queiroz, Jorge Amado, Érico Veríssimo José Américo de Almeida , ,Dyonélio Machado, Graciliano Ramos e José Lins do Rego, que resgatam o romance regionalista (não visto desde o Romantismo).
       Esses romances são verdadeiros documentos da realidade brasileira,...
tracking img