Modernismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1372 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MODERNISMO NO BRASIL
















MODERNISMO NO BRASIL (1922 - até hoje):


O Modernismo é um movimento próprio de cada região onde apareceu. Assim o Modernismo brasileiro é um movimento nascido no Brasil, é nacionalista, reflete o pensamento do nosso povo, nossa beleza, nosso folclore e tradições.


Como na Europa, no Brasil também houve uma mudança radical depensamento: implantação da República, progressos científicos e tecnológicos, desenvolvimento industrial, agrícola e comercial. Também apareceram diversos conflitos: greve dos operários, revolução constitucionalista de 1930, Coronelismo no nordeste, fanáticos do Pe. Cícero, cangaço, reflexos da queima do café (preços muito baixo), Estado novo e outros. Com todas estas mudanças, as idéias tambémmudariam.


A literatura passou a ser uma arma onde os escritores descarregavam tudo o que pensavam e isto de uma maneira livre, sem seguir os padrões tradicionais. Ela foi uma espécie de porta-voz de todas as manifestações humanas.


Em 1912, Oswald de Andrade encontra aqui um grupo de intelectuais preocupados com a renovação literária no país. Ele integrou-se ao grupo e dos artigos publicadosem jornais e revistas é que surgiu a idéia de uma semana de arte moderna afim de reunir, debater e estudar toda a produção e definir os rumos que o estilo devia seguir.


Entre 1912 e 1915, Oswald de Andrade publica seus artigos defendendo o novo estilo. Lasar Segall realiza uma exposição expressionista em 1913 e em 1914 Anita Malfatti realiza sua primeira exposição. Também neste ano o jornal"O Estado de São Paulo publica uma série de artigos da nova corrente.


Em 1915 Ronald de Carvalho participa da fundação de Orpheu, primeira revista futurista de Portugal.


Em 1916 foi fundada a Revista do Brasil, por Lima Barreto, Júlio Mesquita e Alfredo

Pujol. Também em 1916 Adelino Magalhães publica "Casos e Impressões" com alguns

resquícios modernos.


O ano de 1917 foi umgrande ano no movimento cultural brasileiro. Anita Malfatti realiza a segunda exposição, a qual foi tremendamente criticada por Monteiro Lobato num artigo "Mistificação ou Paranóia?" Apareceram muitas obras nesse ano: Mário de Andrade (Há uma gota de sangue em cada poema), Manuel Bandeira (A cinza das horas), Menoti Del Picchia ( Moisés, Juca Mulato), Guilherme de Almeida ( Nós), Murilo Araújo(Carrilhões).


Graça Aranha retorna da Europa onde mantivera contatos com grandes autores do novo estilo: Apollinaire, Balise, Max Jacob e outros.Todos esses intelectuais estavam decididos. Aqui no Brasil, os nossos intelectuais, reuniram toda a produção renovadora e lançaram a "Semana da Arte Moderna".


15.7.A SEMANA DA ARTE MODERNA:


A Semana da Arte Moderna ocorreu entre l3 e l7 defevereiro de 1922. Foram representações no teatro municipal de São Paulo. Estavam na pauta: conferências, concertos e recitais, declamações, etc. Destacaram-se nesta semana: Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Rego Monteiro, Brecheret- na pintura: Heitor Villa-Lobos - na música; Antônio Moya na Arquitetura - Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Graça Aranha, Manuel Bandeira, Ronald de Carvalho, Menotti DelPicchia, Guilherme de Almeida e outros na literatura.


Teve de tudo na Semana da Arte Moderna: vaias, discussões, brigas, risos, deboche e

outros.


Graça Aranha fez a abertura da semana com o tema: "A emoção na Arte Moderna". Arte? Que arte? Talvez perguntasse o público que quase nada entendia daquilo tudo.


Os organizadores desorganizados irmanavam-se num mesmo sentimento. Um delesafirmou: "Não sabemos definir o que queremos, mas sabemos discernir o que não queremos.


O fato é que a idéia do moderno foi lançada e apesar das dificuldades, aos poucos foi aceita pela massa. Os autores do escândalo foram reconhecidos e atingiram o que propuseram: livre forma de expressão, verso livre, uso de linguagem coloquial, temática do presente etc.


15.8.REVISTAS E GRUPOS:...
tracking img