Modernismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (944 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Modernismo

O Modernismo, na literatura brasileira liga-se a três acontecimentos: movimento, estética e período. A Semana da Arte Moderna de 1922 foi o marco do movimento, que nasceu em São Paulo edepois se disseminou pelo Brasil com a intencionalidade de negar e ultrapassar as correntes literárias anteriores. Pretendia-se inculcar e estabelecer uma reforma nas definições de literárias. OModernismo possui um princípio estético, porém por vezes, não esboçado visivelmente ao leitor e menos unido.
Até meados de 1930, o Modernismo foi mais enérgico e contundente, essa etapa teve fim em 1945,quando se inicia um processo sazonal da escola literária.
O Modernismo está fortemente ligado a fatos sociais e, como qualquer outra corrente literária foi influenciado por eles temos como exemplo,a expansão industrial após a Guerra Mundial de 1914-1918 e as modificações do pensamento em relação ao mundo artístico e políticos e a realização dos cem anos de Independência comemorados no ano de1922.
O ano de 1922 é o ano de explosão da literatura, é fundado o Partido Comunista Brasileiro, foi um período de muita importância na política de massas que se contornava e que mais tarde sedesenvolveria.
Um ano de grande significação histórica literária moderna foi o de 1930: com a crise econômica mundial de 1929, o Brasil foi atingido na produção de café, produto de exportação; a criseenfraqueceu o governo dominante e os liberais tiveram a vitória na Revolução de Outubro. Emergiu um sentimento de expectativa em todo o Brasil e propício às reformas.
As modernas artes e literatura eramantes deixadas de lado e destinadas aos beneficiados economicamente; a partir desse momento foram aprovados como manifestação da identidade nacional. Houve uma drástica alteração na política e o abalodos antigos contextos sociais incita a vontade do aprofundamento das questões e realidade do país.
A Segunda Guerra Mundial, em 1939 fez implicitamente com que à inquietação artística não chegasse...
tracking img