Modernismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (955 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
No primeiro parágrafo deste trabalho trata-se do tema Modernismo onde fala do conceito do mesmo.
No segundo parágrafo o assunto tratado é o conceito da Bauhaus a Escola dos grandesdesigner e arquitetos Modernos do início do século xx.
O último parágrafo aborda a vida e trabalho de Marcelo Rosenbaum, onde falar-se à das obras desenvolvida por ele e o mobiliário da Linha Caruru que éprodutos exclusivos da Micasa.
Palavras-chave: Mobiliário-Modernista-Bauhaus-Linha Caruaru-Marcelo Rosenbaum

MODERNISMO
Dá-se o nome de modernismo, ou Movimento Modernista o conjuntode movimentos culturais escolas e maneiras próprias que intervieram as artes e o design da primeira metade do século XX. Podem-se encontrar pontos que se tendem entre os vários movimentos, eles emgeral se diferenciam e até mesmo se oposicionam.
Classificam-se nesse movimento a literatura, a arquitetura, design, pintura, escultura, teatro e a música moderna.
O movimento moderno baseou-sena ideia de que as formas antigas tradicionais das artes plásticas literatura,design,social e da vida cotidiana tornaram-se ultrapassadas, e seria fundamental deixá-las de lado e criar algo novo ,uma nova cultura. Esta ideia foi apoiada de forma que precisava reaver sobre outro ponto de vista cada aspecto da existência, do comércio à filosofia, com o objetivo de achar o que seriam as "formasantigas" e substituí-las por novas formas, de se chegar ao "progresso". Em essência, o movimento moderno argumentava que as novas realidades do século XX eram permanentes e eminentes, e que as pessoasdeveriam se adaptar a suas visões de mundo a fim de aceitar que o que era novo era também bom e belo.
No Brasil, os principais artifícios do movimento modernista não se opunham a toda realizaçãoartística anterior a deles, e sim a tudo aquilo que impedisse a criação livre

BAUHAUS
Bauhaus foi à escola pioneira no design mobiliário clássico.
Para Gropius, nas escolas de arte não deveria...
tracking img