Modernismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (794 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Contexto Histórico:
Em inícios do século XX, em Portugal, a produção literária e plástica era ainda profundamente marcada pelo classicismo racionalista e naturalista, em manifestações apáticas edecadentes, que evidenciavam forte resistência à inovação. Ao monótono e decadente rotativismo político correspondia uma não menos monótona e decadente produção intelectual. Os interesses materiais dosburgueses sobrepunham-se aos interesses culturais, condicionando a liberdade de expressão.
A partir de certo momento, grupos de intelectuais portugueses organizaram-se em círculos de contestação davelha ordem e iniciam-se no recurso a estratégias provocatórias e na resposta, por vezes desabrida, às formas políticas e culturais conservadoras e reacionária à modernidade. - É o modernismo,enquanto movimento estético e literário de ruptura com o marasmo intelectual, que irrompe em Portugal em uníssono com a arte e a literatura mais avançadas da Europa, sem prejuízo, todavia, da originalidadenacional.
Foram lançadas revistas, organizadas exposições e conferências, sob iniciativa privada, num esforço de autonomia relativamente aos apoios estatais, através das quais as novas opçõesculturais eram demonstradas e divulgadas. No entanto, o baixo nível de alfabetização da população portuguesa e o conservadorismo dos meios urbanos, onde as novidades intelectuais têm maior presença, nãoproporcionaram abundância de público interessado nos novos eventos culturais.
















Características:
- Combate ao passadismo; contra os padrões clássicos e tradição.

-Irreverência contra o preestabelecido.

- Liberdade formal; versos livres; ausência de rima; liberação do ritmo; liberdade de estrofação.

- Linguagem coloquial, do dia-a-dia; regionalismo.

- Humor,ironia, paródia e poema-piada.

- Busca do novo, original, dinâmico refletindo a industrialização, máquinas, motores.

- Sem enfeites e rebuscamentos; a simplicidade.

- Abstenção de uma...
tracking img