Modems

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (990 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de Santa Catarina Ciência da Computação INE 5414 – Redes de Computadores I

Modems ADSL, Cable Modems e Modems Óticos

Aluno: Bruce Rodrigues
Florianópolis 2011

O Modem: O modem (modulador e demodulador) é um dispositivo que modula o sinal digital (há apenas dois valores, 0 ou 1) em uma onda analógica (sinais digitais que variam continuamente entre todos osvalores possíveis), para que este seja transmitido pela linha telefônica, e demodula o sinal analógico, transformando-o novamente em sinal digital.Os modems foram criados na década de 60 como uma forma parapermitir aos terminais conectarem-se a computadores através de linhas telefônicas.

A maioria dos modems em operação transmite uma onda portadora senoidal continua que é modificada de acordo com osdados que devem ser enviados. Os modems normalmente são classificados pela quantidade de dados que podem enviar em um determinado tempo (bits por segundo). Basicamente existem modems para acessodiscado (conexão por dial up, em que você se conecta a seu provedor e ele se encarrega de fazer o roteamento para a internet), que geralmente são instalados internamente no computador (usando slots PCI ouportas seriais), e modems para acesso banda larga, que podem ser USB, Wi-Fi ou Ethernet.

Modems de acesso Banda Larga: Modem ADSL:
A ADSL é um formato de DSL (Linha de Assinante Digital), que éuma conexão de velocidade muito alta, que usa os mesmos fios de uma linha telefônica. A ADSL tem a característica de que os dados podem ser transmitidos mais rapidamente em uma direção do que na outra,normalmente mais rápido para receber dados (download), e mais lento para enviá-los (upload), com base na premissa de que um usuário comum baixa muito mais informações da internet do que envia. Emjulho de 2002 foi criada a tecnologia ADSL2, que possui algumas melhorias em relação a ADSL. Enquanto o ADSL normal gasta 32Kbps de banda para sinalização, o ADSL2 gasta apenas 4Kbps, deixando mais...
tracking img