Modems

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1790 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MODENS

O computador é um equipamento digital. Que realiza a maior parte de suas tarefas ligando ou desligando uma série de chaves eletrônicas. Sendo que um dígito binário 0 é demonstrado como uma esfera que representa uma chave desligada; um dígito binário 1 é demonstrado como um cubo que representa uma chave uma chave ligada. Sendo que um código digital pode ser representadoassim:

O sistema telefônico é um sistema analógico, projetado ao tempo que a eletrônica digital era desconhecida, para transmitir sons diversos em tons da voz humana. Os mesmos são transmitidos em um sinal analógico como uma corrente elétrica contínua que suavemente varia sua freqüência e intensidade. Pode ser representada em um osciloscópio como uma linha sinuosa, como esta:

Os modem surgiramhá vários anos. Já eram utilizados desde a década de 60 por grandes computadores. Porém foi no final de 70, começo de 80, com o surgimento dos micro computadores que o modem tornou-se viável ao usuário comum. Mas o que é um modem?

Resumindo em termos práticos um modem é a ponte entre os sinais digitais e os analógicos. Mas em termos mais complexos, modem é uma placa interna ou umequipamento externo que viabiliza a comunicação entre
computadores por meio da linha telefônica, convertendo dados digitais de

49

ligado e desligado em sinais analógicos ao variar, ou modular, a freqüência de uma onda eletrônica, um processo similar ao usado por estações de rádio FM. Na extremidade de recepção de uma conexão telefônica, um modem faz justamente ocontrário: demodula os sinais analógicos de volta ao código digital.

A palavra modem vem do inglês modulator / demodulator (modulador/

demodulador). Ao enviar dados:

- O modem converte os bits do computador para a forma de onda para que possam ser transmitidos pela linha telefônica, ou seja, ele modula os dados.

- Quando estamos recebendo uma transmissão, o modemconverte a forma de ondas que chega em bits, para que o computador possa entender a mensagem, ele demodula os dados.

Foto/Imagem Música/Som Texto/Dados

Modulação e
Demodulação

50

Com um modem conectado no computador, é possível que o usuário acesse um serviço de BBS, serviços bancários, comunicar-se com o computador de um amigo ou trocar informações com ocomputador do escritório ou ligar-se a Internet.

Obs.: o modem, sempre usado para comunicação via rede telefônica, não deve ser confundido com a placa de rede, um equipamento que permite a ligação entre vários computadores por meio de um cabo, formando uma rede local ou LAN.

( Tipos de Modems

Há dois tipos de modems:

- Síncronos ( utilizados por redes deteleprocessamento /

mainframes).

- Assíncronos ( comuns entre os micros computadores ).

Modems síncronos exigem linhas dedicadas ( Lps ) enquanto do assíncronos são usados em linhas não dedicadas ( linhas telefônicas comuns ).

Os modems podem ser externos, ou seja, são conectados ao computador via um cabo acoplado a serial da máquina ( geralmente a COM1: ou COM2: ), ouinternos, onde este e instalado diretamente no Slot do PC.

( Modem interno

- Modem interno: é uma placa ligada um dos slots de expansão, atualmente muitos computadores já vêm de fábrica com essa placa. Quando
instalada, ficam expostos dois conectores: um para a linha telefônica, outro
51

para o aparelho telefônico. Depois do modem ser instalado, a linha telefônica pode serusada normalmente. O modem só entra em ação quando estiver sendo feita uma ligação entre computadores. Dependendo do software de comunicação utilizado, o usuário pode configurar o uso da linha de várias maneiras. Por exemplo, se houver uma linha telefônica exclusiva para o computador, o usuário pode configurar o software para que atenda automaticamente todas...
tracking img