Modelos atomicos, o atomismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (573 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MODELO ATÔMICO DE DALTON


John Dalton (1766 - 1844) foi o criador da primeira teoria atômica moderna. Em 1803 Dalton publicou um trabalho onde ele definiu as caracteristicas do modeloatômico proposto por ele mesmo. Para Dalton: os àtomos de elementos diferentes possuem propriedades diferentes entre si, àtomos são partículas reais, indivisíveis e formadoras da matéria, e nas reaçõesquímicas, os átomos permanecem iguais, ou seja não se alteram.
Dalton ao propor a teoria do modelo atômico, define que o átomo é uma minúscula esfera maciça, impossivel de penetrar ou destruiralem de ser indivisível. Todos os átomos de um mesmo elemento químico possuem as mesmas caracteristicas. O modelo atômico proposto por Dalton ficou conhecido como “modelo da bola de bilhar”.
Em1810 Dalton publicou a obra New System of Chemical Philosophy, e nesse trabalho, haviam teses que provavam suas observações, como a lei das pressões parciais, chamada de Lei de Dalton.MODELO ATÔMICO DE J. J. THOMSON


Em 1897, Thomson formulou a teoria onde qualquer matéria independente de suas propriedades e características, possuem partículas menores que o próprio átomo;tais partículas ficaram conhecidas como elétrons.
A demonstração se deu ao comprovar a existência dos elétrons nos raios catódicos que são feixes de luz emitidos por um eletrodo negativo, ocátodo, disparados na ampola de Crookes, ou tubos de vácuo de Crookes, onde os raios catódicos quando submetidos a um campo elétrico gerado por duas placas planas paralelas e carregadas, sempre desviam nadireção e no sentido da placa que está carregada positivamente, o que prova que os raios catódicos são negativos.
Alem disso esse desvio ocorre sempre do mesmo modo, qualquer que seja o gás nointerior da ampola. Esses fatos levam a imaginar que os raios catódicos seriam formados por pequenas partículas negativas, e que essas partículas existem em toda e qualquer matéria, os elétrons....
tracking img