Koch

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (654 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça & TRAVAGLIA, Luiz. Texto e coerência. São Paulo:Cortez, 1989.

Capítulo I

CONCEITO DE COERÊNCIA E SUA RELAÇÃO COM A COESÃO

1. Dos conceitos de coerência ecoesão

Antes de mais nada é preciso observar que nenhum dos conceitos encontrados na literatura é capaz CE conter em si todos os aspectos que consideramos como definidores da coerência. Vamos, porisso, elencar, de forma sumária, os traços que têm sido mais comumente apontados.
A coerência teria a ver com a “boa formação” do texto, mas num sentido que não tem nada a ver com qualquer idéiaassemelhada à noção de gramaticalidade usada no nível da frase, sendo mais ligada, talvez, a uma boa formação em termos da interlocução comunicativa.portanto, a coerência é algo que se estabelece nainteração, na interlocução, numa situação comunicativa entre dois usuários. Ela é o que faz com que o texto faça sentido para os usuários, devendo ser vista, pois, como um princípio de interpretabilidadedo texto. Assim, ela pode ser vista também como ligada à inteligibilidade do texto numa situação de comunicação e à capacidade que o receptor do texto (que o interpreta para compreendê-lo) tem paracalcular o seu sentido. A coerência seria a possibilidade de estabelecer, no texto alguma forma de unidade ou relação. Essa unidade é sempre apresentada como uma unidade de sentido no texto, o quecaracteriza a coerência como global, isto é, referente ao texto como um todo.
A coerência é vista também como uma continuidade de sentidos perceptível no texto, resultando numa conexão conceitualcognitiva entre elementos do texto. Essa conexão não é apenas de tipo lógico e depende de fatores socioculturais diversos, devendo ser vista não só como o resultado de processos cognitivos, operantesentre os usuários, mas também de fatores interpessoais como as formas do falante na situação de fala, as intenções comunicativas dos interlocutores, enfim, tudo o que se possa ligar a uma dimensão...
tracking img