Modelo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2755 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
História do Direito

Aluno: Artur Bonfim, Antônio Rodrigues, Neilymar Flores e Pedro Ferraz
Curso: Direito
Turma: DIR02A

BOA VISTA / RR

História do Direito

Assunto: Direito e Historiografia

Aluno: Artur Bonfim, Antônio Rodrigues, Neilymar Flores e Pedro Ferraz
Curso: Direito
Turma: DIR02A

BOA VISTA / RR
Introdução
Uma das maneiras de se dizer o direito é através dahistória, identificando os institutos jurídicos a partir das tradições. A evolução também é capaz de legitimar o direito, não deixando de lado o passado, mas dando ênfase ao presente, bem como as atualizações futuras.
Vários vícios estão presentes no decorrer da evolução do direito, tais como anacronismos, evolucionismos reducionistas e tantos outros. Dentre eles, o que merece destaque é oevolucionismo, pois contou com ilustres juristas em sua defesa e propagação de ideias.
Martins Júnior é o exemplo de seguidor do evolucionismo. Diz-se que o evolucionismo é ainda presente no dia a dia do mundo jurídico, pois, entende-se que o presente é mais importante que o passado, no entanto, o pretérito serve de base para a atualidade.
Evolucionismo e continuidade como permanência são instrumentos úteisao discurso de legitimação conservadora do direito, pois em ambos os casos as rupturas e os processos descontínuos são ignorados e retirados da história, fazendo crer em continuidades e evoluções naturais e inexoráveis sob as quais indivíduos, coletividades e ideias são incapazes de interferir.

2.1. O movimento dos Annales e a nova história
Duas estratégias eram abordadas pela históriatradicional: vinculação da continuidade do exercício do poder por intermédio do direito e elevação do senhor, rei, à condição de superioridade, por meio de suas glórias narradas.
Por ter a condição de líder, o senhor glorioso sustentava a continuidade no exercício do poder, entendendo assim como um direito também continuar no poder. Era considerado soberano.
No final do século XIX, essetradicionalismo vem ao fim.
2.1..1 Primeira geração dos Annales
Em 1920 surgem grupos de historiadores com novos conceitos.
Incorporando assim elementos metodológicos e conceituais da Antropologia, Sociologia, Economia, Linguística. Nos primeiros anos, deu-se ênfase à economia, liderado por Marc Bloch, a primeira geração dos Annales.
Na sua obra “Os reis taumaturgos”, a ideia era de o rei ser um serdivino, ao passo que acreditavam que com um simples toque, o rei poderia curar um doente.
Outro grande mestre da primeira geração dos Annales foi Lucien Febvre. Fez surgir oportunidades para a introdução dos estudos antropológicos, psicológicos e, principalmente, ao estudo da história a partir de problemas e não exclusivamente como disciplina que busca reconstituir o passado, mas dar respostas aosproblemas existentes no passado.

2.1.2. Segunda geração dos Annales
O grande nome da segunda geração e herdeiros dos Annales é Fernand Braudel que é fortemente influenciado por Febvre e entusiasta do modelo da historia de longa duração, incorporando tal perspectiva ao lado da abordagem interdisciplinar. Em sua pesquisa Mediterrânea, retrata um mundo sem sujeito, um mundo de estruturas dasquais os homens são prisioneiros.
Seu estruturalismo justifica a longa duração, pois sendo a sociedade estruturada, o reconhecimento das estruturas se torna possível quando observamos sua existência a partir de suas evidencias ao longo da historia. Essa pesquisa não pode resumir-se em eventos ocasionais revela as estruturas sócias que permanecem ao longo da historia .
Diante das mudanças requerreconhecimento das estruturas invisíveis a historia cronológica dos eventos, no qual reconhecer três dimensões temporais:
- A geográfica – que analisa a relação do homem com seu meio ambiente, tendo como característica a coletividade ou a justificativa para determinadas mudanças não estruturais no inter-relacionamento social.
- A social - a conjuntura econômica, o progresso cientifico, as...
tracking img