modelo projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4643 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de julho de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Usar papel timbrado do órgão

Apresentamos abaixo um modelo de projeto básico para ser preenchido e enviado pelos proponentes interessados no programa Estação Juventude. Há itens com sugestões e exemplos de textos com informações do programa em âmbito nacional. Os proponentes devem desenvolver o item na perspectiva do estado. O projeto deve ter, no máximo, 20 folhas.

PROJETO BÁSICO
ESTAÇÃOJUVENTUDE – UNIDADE ITINERANTE

1)IDENTIFICAÇÃO

Nome do Projeto:

Instituição Proponente:
CNPJ:
Endereço:
Telefone:
Fax:

Responsável pela Instituição Proponente:
Nome:
Endereço:
Telefone:
Fax:
E-mail:

Responsável pelo Projeto:
Nome:
Endereço:
Telefone:
Fax:
E-mail:

2)CONSIDERAÇÕES GERAIS (máximo 02 folhas)
Explicitar, de maneira sucinta, as diretrizes da gestãoestadual com relação à juventude e a ligação do projeto com outros programas e ações governamentais. As considerações deverão conter, ainda, diagnóstico e indicadores sobre a juventude e a temática a ser focada pelo projeto e, especialmente, dados que permitam a análise da situação em âmbito estadual conforme a abrangência das ações a serem executadas. A seguir, apresentamos um exemplo depreenchimento com informações do programa Estação Juventude em âmbito nacional.

Exemplo (Nacional )
A recuperação econômica e o investimento em políticas públicas alteraram significativamente indicadores que relatam a situação vivida pelos jovens no país, sobretudo no que diz respeito ao acentuado processo de elevação do acesso à educação. No entanto, a dívida social com as jovens gerações ainda estálonge de ser sanada e persistem situações graves de exclusão e precariedade que precisam ser enfrentadas. Propor políticas públicas para integrar as novas gerações é condição necessária para o sucesso de projeto de desenvolvimento que amplie a democracia, a participação social, o potencial científico e tecnológico do país e prossiga com o compromisso de erradicar a pobreza extrema e promover aigualdade.

A juventude, como uma etapa do ciclo de vida, caracteriza-se por um intenso processo de definições, escolhas e arranjos para a construção de uma trajetória de inserção e autonomia. As condições em que é vivido esse processo e a quantidade e qualidade dos recursos disponíveis para a composição dessa equação definem, em grande medida, a qualidade da inclusão e da participação social queo jovem pode realizar nesse processo de transição para a vida adulta. Em função das inúmeras diferenças e desigualdades na situação dos jovens, coexistem diferenciadas maneiras de processar a transição; no contexto histórico atual, no qual as trajetórias juvenis se fazem em seqüências múltiplas e não lineares de eventos demarcadores de passagens para a vida adulta, novas dificuldades se apresentampara o processo de emancipação, e aumenta o número de jovens que têm suas biografias marcadas por várias entradas e saídas no sistema escolar e no mundo do trabalho, sendo muitos os que vivenciam inéditas situações de exclusão e violência.
Com respeito ao perfil demográfico da juventude brasileira, dados preliminares do Censo 2010 apontam para uma população jovem em torno de 50 milhões depessoas, o que caracteriza o Brasil ainda como um país essencialmente jovem, não obstante a mesma pesquisa também indique uma redução sistemática, em termos relativos, dos segmentos etários mais jovens. Considerando dados sobre juventude levantados na PNAD/IBGE 2009, relativos à raça /cor, constata-se, por exemplo, que a taxa de analfabetismo entre os negros é duas vezes maior do que entre brancos:3,4% contra 1,4%. A situação repete-se com relação ao ensino médio, onde a quantidade de negros com idade entre 15 e 17 anos é bastante inferior à de alunos brancos: 43,5% contra 60,3%. Com relação ao ensino superior, observa-se ainda que a frequência líquida é cerca de três vezes maior entre os brancos. Com respeito à renda, 70% dos jovens pobres são negros e os brancos são cerca de 78% dos...
tracking img