Modelo OSI

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1775 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de agosto de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Modelo ISO/OSI

Anteriormente a computação era baseada em grandes computadores chamados mainframe que esigiam grande manutenção. Ligados a ele existiam terminais chamados de burros por não fazerem nada mais do que controla o input (teclado) e o output (monitor). todo o processamento era realizado pelo mainframe. 

Com o aumento do número de usuários, a performance degrada e na tentativa demelhorar o desempenho surgiram os computadores pessoais (PC) que além da capacidade de conectar, substituindo os obsoletos terminais, possuiam poder de processamento. 

Novas tecnologias mais eficientes, surgiram na tentativa de fazer com que PCs se comunicassem. Na realidade estamos falando de Local Area Networks -LAN baseadas nas tecnologias Token Ring e Ethernet, bastando para isto adicionaruma Network Interface Card - NIC ao PC. 

As LANs cresceram e se espalharam em regiões cada vez maiores se transformando em Wide Area Network- WAN. A combinação de LANs e WANs em diferentes configurações são o que chamamos de Internet. O estudo destas combinações, Internetworking, é o que pretendemos elaborar neste sítio. 

As LANs eram implementadas por várias empresas de tal forma que nãohavia compatibilidades entre os equipamentos tornando a comunicação entre elas impossível.Em 1984, um grupo de trabalho da International Organization for Standardization - ISO criou um modelo chamado Open Systems Interconnect - OSI, baseado em camadas, que definiu as bases para a interoperabilidade entre equipamentos de redes de manufaturadores diversos. 

É importante observar que o modelo ISO/OSIsomente define as principais funções distribuídas pelos diversos níveis de abstrações, ou seja, as camadas que passaremos a explecar abaixo. 

Um modelo de camadas é muito útil no desenvolvimento de protocolos devido à estruturação que pode ser conseguida. O desenvolvimento do modelo e a definição das camadas foi baseado em quatro características principais:
níveis de abstrações diferentesfunções bem definidas e não superpostas
utilização de padrões internacionais
mínimo de fluxo de informaçòes entre as interfaces
O modelo estruturado em camadas apresenta facilidades modulares de projeto, de implementação e de testes muito apropriadas na fase inicial, na fase posterior de novas versões de protocolos e na interoperabilidade entre fabricantes. 


O modelo ISO/OSI é constituídopor 7 camadas descritas na figura acima. Normalmente as camadas 1, 2 e 3 são implementadas através de software e hardware, enquanto que as demais somente por software. A figura descreve também todo o processo de comunicação através da rede. Cada camada encapsula (desencapsula) os dados das camadas superiores (inferiores) o que significa que cada camada do host origem se comunica com a mesma camadado host destino apesar da comunicação acontecer entre camadas imediatamente superior e inferior. 

Vamos agora analisar cada uma das camadas. Para cada uma delas, escrevi uma frase que caracteriza a sua principal função. Acredito ser mais intuitivo analizarmos as funções do que a área de atuação. Claro que não pretendo aqui ser muito profundo como é o autor Tanenbaum em seu livro clássico na áreadeinternetworking. 

1. Camada Física
"Define a conexão física entre o sistema computacional e a rede, necessária para transmissão da informação através do meio físico. Especifica o conector, a pinagem, níveis de tensão, dimensões físicas, características mecânicas e elétricas, etc." 

Esta é a camada mais fácil para abstrairmos. Nesta camada estão os protocolos Ethernet 50ohm e 10/100BaseT,entre outros. Na realidade esta camada executa duas tarefas: envia e recebe dados através de um meio físico. A unidade de dados é o bit (0 ou 1) e são transmitidos através de sinais elétricos, ópticos ou tons de áudio.
Esta camada define: Data Terminal Equipament - DTE e Data Circuit-Terminating Equipment - DCE que são padronizados como sendo o modem e o terminal/computador, respectivamente....
tracking img