Modelo de relatorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3994 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
APRESENTAÇÃO

Prezado Estagiário (a),

É grande nossa satisfação por você chegar até esta fase de conclusão do curso, portanto o material preparado vem de encontro a sua necessidade individual e coletiva visando auxiliar na elaboração do relatório de estágio supervisionado.


A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, notrabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais (LDB).

A Lei de diretrizes e bases da Educação - LDB no seu artigo 21 estabelece que a educação escolar compõe-se de “educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio; e educação superior.

O crescimento da instituição eaumento da oferta de cursos técnicos em áreas distintas faz com que vários pontos de vista se encontrem tornando necessário padronizar alguns procedimentos técnicos e pedagógicos , unificando o modelo de formatação dos relatórios de estágio supervisionado apresentados a instituição.

O presente manual tem por objetivo padronizar os relatórios de estágio curricular supervisionado daUNITEC- Escolas Integradas e auxiliar os alunos de todos os cursos oferecidos pela instituição, na elaboração de seus referidos relatórios, para apresentação junto à coordenação dos respectivos cursos e aprovação na disciplina estágio supervisionado, parte obrigatória da grade curricular de todos os cursos oferecidos.

Desejamos a todos um bom trabalho e que as informações contidas contribuampara a formação profissional e apresentação de relatório com aprovação satisfatória na disciplina estágio supervisionado.

Prof. Diego Caldas
1. INTRODUÇÃO


O estágio supervisionado é instrumento fundamental na aprendizagem profissional, sendo, esta etapa do curso a grande oportunidade de aprendizado prático no ambiente de trabalho, tornado-se chance real a continuidade da prestação dosserviços nas empresas, órgão e intuições públicas e privadas nas áreas de respectivo estudo.

A nova legislação referente a estágios no Brasil, Lei N°. 11.788/2008 define no seu artigo 1° que “Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam freqüentando o ensino regular eminstituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos”. 


Para uma melhor organização dos documentos apresentados na comprovação de horas de estágio realizado nas empresas, instituições públicas e privadas, ONG’s dentre outros, a melhor forma épadronizar, gerando modelo singular a ser seguido.


As instruções aqui contidas fazem parte de um arcabouço de legislações, normas, ensinos técnicos e pedagógicos para elaboração de relatórios fidedignos a uma boa apresentação junto à coordenadoria dos cursos da UNITEC – Escolas Integradas.


Para complementação das informações contidas neste manual sugerimos a consulta da legislaçãocitada, bem como normas técnicas, livros especializados da área para melhor compreensão dos assuntos abordados.







2. RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR

O relatório de estágio é o documento que visa a descrever o local onde foi realizado o estágio, a informar o período de duração do mesmo, a relatar as atividades desenvolvidas pelo estagiário, assim como apresentar análises, observações esugestões referentes ao curso realizado. (Gonçalves & Biava, 2007)

Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT, 1989), relatório é um documento no qual se expõem, minuciosamente, o desenvolvimento de um ato ou de uma incumbência, o desempenho de uma comissão, o andamento de uma investigação, a evolução de um empreendimento comercial, industrial ou financeiro. (Gonçalves & Biava,...
tracking img