Modelo de projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1372 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE SAGRADO CORAÇÃO











DIEGO FERNANDO CROTTI








TÍTULO DO TRABALHO:
SUBTÍTULO















BAURU
2012
DIEGO FERNANDO CROTTI













TÍTULO DO TRABALHO:

SUBTÍTULO





Trabalho de conclusão de curso apresentado à universidade sagrado coração, para a obtenção do título de xxx,sob orientação do prof. Dr. ......














BAURU
2012

1 INTROdução


1.1 TEMA

Assunto que se deseja provar ou desenvolver. Pode surgir por curiosidade científica, dificuldade encontrada em trabalhos já desenvolvidos a determinado respeito, sugestão de entidade responsável (encomenda).
Na delimitação de um tema deve-se levar em consideração espaço, tempoe clareza na especificação do que se está pesquisando. Quanto mais delimitado o tema, mais objetivo será o levantamento, porém mais difícil encontrar literatura específica.

1.2 PROBLEMA

Sua elaboração prende-se ao tema proposto. A formulação de um problema é uma proposição mais precisa que o tema. Deve ser elaborado como uma pergunta. O trabalho deve ser resumido na pergunta doproblema da pesquisa. O problema deve ter no mínimo duas variáveis. Exemplo de problema: “O diminuição da renda da população que mora nas favelas do Rio de Janeiro pode ser um fator que ajudou a aumentar o índice de criminalidade na cidade e na região?”.
Na conclusão da pesquisa, o problema deverá ser respondido. Caso o pesquisador perceba que o problema ainda não pode ser respondido, deverácontinuar sua pesquisa.

1.3 HIPÓTESES

É a resposta provável, suposta e provisória do problema. Pode haver mais de uma hipótese. Na conclusão da pesquisa, as hipóteses deverão ser confirmadas ou refutadas. As hipóteses ajudarão a responder o problema.



2 objetivos


2.1 OBJETIVO GERAL

Ligado à visão global e abrangente do tema. Relaciona-se com os eventos e fenômenosintrínsecos ao estudo. Vincula-se diretamente à própria significação da tese proposta pelo projeto. Deve ser enunciadas inicialmente por um verbo que exteriorize uma ação.



2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS



Apresentam caráter mais concreto. Têm função instrumental para auxiliar a alcançar o geral. Também devem ser enunciadas inicialmente por um verbo que exteriorize uma ação.
3 justificativaCONTRIBUI DIRETAMENTE NA ACEITAÇÃO DA PESQUISA POR PARTE DO ORIENTADOR E ENTIDADE ENVOLVIDA. APRESENTA AS RAZÕES DE ORDEM TEÓRICA E DOS MOTIVOS DE ORDEM PRÁTICA PARA A REALIZAÇÃO DA PESQUISA. DEVE ENFATIZAR:
• O estágio em que se encontra a teoria sobre o tema;
• As contribuições teóricas da pesquisa;
• Importância do tema do ponto de vista geral;
•Importâncias do tema para os casos particulares em questão;
• Possibilidade de sugerir modificações na realidade inserida no tema proposto; e
• Descobertas para soluções para casos gerais ou particulares.
A justificativa é o momento de “vender o peixe” de uma pesquisa. O pesquisador deve estar muito confortável com a idéia da pesquisa para que possa convencer oorientador e todos os envolvidos na pesquisa de que o assunto é de importância para ser pesquisado. Deve enfatizar a importância da pesquisa em três esferas: a acadêmica, a social e a pessoal.



4 CRONOGRAMA

SEGUNDO MARCONI E LAKATOS (2001, P. 226):
A elaboração do cronograma responde à pergunta quando? A pesquisa deve ser dividida em partes, fazendo-se a previsão do tempo necessáriopara passar de uma fase a outra. Não esquecer que, se determinadas partes podem ser executadas simultaneamente, pelos vários membros da equipe, existem outras que dependem das anteriores, como é o caso da análise e interpretação, cuja realização depende da codificação e tabulação, só possíveis depois de colhidos os dados.
“Em um projeto de pesquisa, fazer um cronograma é relacionar as...
tracking img