Modelo de pre projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2886 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Leda Maria Giuffrida Silva* A Expressão Musical Para Crianças de Pré-Escola

O tratamento metodológico dado à Expressão Musical na Pré-escola e nas demais séries iniciais tem-se restringido a um momento de recreação, ou somente ao tempo em que se preparam números musicais para as festas comemorativas da Escola. Não há, portanto, nenhum compromisso ou objetivo relacionado ao desenvolvimentoexpressivo da criança. A música deve ser considerada uma verdadeira "linguagem de expressão”, parte integrante da formação global da criança. Deverá ela estar colaborando no desenvolvimento dos processos de aquisição do conhecimento, sensibilidade, criatividade, sociabilidade e gosto artístico. Caso contrário, perder-se-á na forma de simples atividade mecânica, com a mera reprodução de cantos, sem ainteração da criança com o verdadeiro momento de criação musical. O benefício desse momento criativo deve prevalecer sobre os conteúdos. O descobrir processos; pesquisar sons, combinações rítmicas, melódicas e até harmônicas constituem para a criança um grande prazer e satisfação. Ela poderá estar manipulando a seu bel-prazer sons que produzirá através de suas próprias experiências, organizando-os,no início, de acordo com regras estipuladas por ela mesma. Esse momento é de fundamental importância, porque a criança estará bastante receptiva e desinibida para se envolver num "fazer musical", desbloqueada de ranços preconceituosos como os de que não sabe cantar ou não tem ritmo, inibições estas criadas, muitas vezes, pela própria Escola. Corrigir seus erros antes que ela possa cantar ou tocaré levá-la a se calar... Similarmente, assegurar à criança a compreensão de que ela canta porque identifica sons, que bate o ritmo na pulsação porque incorporou essa pulsação é proporcionar-lhe confiança na sua própria capacidade de expressar-se, o que, indubitavelmente, a beneficiará e a estimulará a novas experiências.

* Assistente técnica da Drecap-1 e professora em Arte-Educação.

88 Por que não se desencadeia um processo simples, espontâneo, lúdico, em que haja prazer por parte da criança em estar participando da experiência musical? O elemento esclarecedor e gerador de todo o processo de conquista dos meios expressivos é construído, passo a passo, numa caminhada gradativa, profunda e ampla. De que forma? Vivenciando e experienciando os próprios meios expressivos. Importantetambém é salientar que nem toda a idéia de uma experiência proposta é concretizável. Nem sempre a resposta é a que se espera. Há frustrações. Mas, num processo que prevê elaborações e reelaborações, entre prazeres e conflitos, também é possível construir. Outro aspecto a ser considerado é a preocupação com o produto imediato, presente em quase todas as aulas de Música. Os ensaios musicais, quandoacontecem, quase sempre estão vinculados a futuras apresentações, datas fatais, em que as crianças têm o compromisso de se apresentarem "o melhor possível". Converte-se um processo que poderia ser rico, prazeroso, espontâneo num momento de ansiedade e angústia a quem dele participa. Não que o produto deva ser descartado. É profundamente motivador apresentar o resultado de um momento musicalelaborado pelo grupo; porém, quando se está à mercê de prazos preestabelecidos, principalmente nessa faixa etária, perdem-se grandes oportunidades de que as crianças explorem o processo em toda sua amplitude.

A Música na Perspectiva Construtivista Nos estudos de PIAGET, constatamos que a partir dos cinco anos, aproximadamente, constitui-se a inteligência operatória. Nessa fase a criança adquire osconceitos permanentes de espaço, tempo, classes, combinações. Esses conceitos amplos são a matéria-prima do conhecimento geral. Tais conceitos gerais da inteligência em desenvolvimento evoluem sempre, quer a criança freqüente ou não a escola, pois independem de ensinamento específico. Mesmo que o desenvolvimento da inteligência aconteça de maneira espontânea, independentemente da classe social em...
tracking img