Modelo de pcmat

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4992 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Engenharia civilDisciplina:Higiene e Segurança do TrabalhoProfessor: | |
| Trabalho Análise do Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção._____________________ _________ |

Índice

1. Objetivo 4
2. Introdução 5
3. Conceituação do PCMAT - NR18 7
3.1 Implantação do PCMAT 9
3.2 PPRA - Programa de Prevenção a Roscos Ambientais 10
4. Análise doPCMAT Apresentado 11
4.1 Dados Iniciais 11
4.2 Análise 11
5. CONCLUSÃO Erro! Indicador não definido.

1. OBJETIVO

O objetivo do PCMAT- (Programa de Controle do Meio Ambiente de Trabalho da Indústria da Construção) é estabelecer medidas preventivas e de controle de todos os processos envolvidos no cronograma da obra.
A construção civil brasileira é tida por alguns como recordistamundial de acidentes do trabalho. Discussão à parte sobre os critérios de obtenção destes índices, sabemos que se não é assim, nossa realidade é bem próxima deste triste quadro que só pode ser revertido através de programas sérios e, sobretudo, profissionais.

2. INTRODUÇÃO
No Brasil e em outros países em desenvolvimento, a falta de segurança do trabalho observada nos canteiros das obras,evidencia o atraso tecnológico e gerencial na formação da indústria da construção, mostrando um baixo nível de compreensão e conscientização se comparados com os dos países desenvolvidos que se propõem priorizar os recursos humanos.
O Ministério da Previdência e Assistência Social (MPAS) publicou que a ausência de segurança nos ambientes de trabalho no Brasil gerou no ano 2006 um custo de cerca de R$23,6 bilhões de reais para o país, equivalente a 2,2% do PIB. Deste total, R$ 5,9bilhões correspondem a gastos com benefícios acidentários, aposentadorias especiais e reabilitação profissional. O restante das despesas refere-se à assistência à saúde do acidentado, indenizações, reinserção no mercado de trabalho e horas de trabalho perdidas.
Esse custo com a segurança do trabalho prejudica acompetitividade da empresa, pois aumentará o preço da mão de obra, ocorrendo o incremento das despesas públicas com o INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), na reabilitação profissional e na saúde reduzindo a disponibilidade de recursos orçamentários para outras áreas, induzindo o aumento da carga tributária sobre a sociedade.
A elaboração, implantação e coordenação do Programa deCondições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção Civil (PCMAT) é feito conforme a Norma Regulamentadora NR-18, que é um programa do Ministério do Trabalho e trabalho (MTE), que objetiva a implementação de sistemas de controle e de sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na Indústria da Construção Civil.
Nos empreendimentos na área deengenharia civil é exigida a implantação do PCMAT, a partir de 20 (vinte) trabalhadores. A falta deste documento implicará nas penalidades previstas na legislação que poderão variar de advertência, multa 14 até a paralisação das atividades do estabelecimento em questão. Dentro da sua elaboração algumas condições devem ser atendidas destacando-se que o PCMAT deve ser elaborado e executado porprofissional legalmente habilitado e que o proprietário do estabelecimento e seus contratados são responsáveis pela implementação deste.
Dentro do programa de saúde e de segurança do trabalho o uso de equipamento de proteção individual EPI está vinculado a norma regulamentadora (NR-6), e a sua aplicação na construção civil é importante para preservar a integridade física, a gravidade da lesão dotrabalhador e indiretamente proteger toda a mão-de-obra.
Segundo Medeiros (2008), somente na década de 70 é que se tomou consciência de que o uso de equipamentos de proteção é uma atitude simples e capaz de evitar lesões, preservando, dessa forma, a vida dos trabalhadores. Mas, mesmo com os numerosos benefícios que o simples uso dos equipamentos pode trazer, muitos trabalhadores da construção...
tracking img