Modelo de parecer.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (455 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PARECER SOBRE O LIVRO A LUTA PELO DIREITO.

Murilo Marques Silva Bastos.

IHERING, Rudolf Von. A luta pelo Direito. Tradução de J. Cretella Jr. e Agnes Cretella. 6 ed. Rev. da Tradução. SãoPaulo: Editora Revista dos tribunais, 2008.

Rudolf Von Ihering (1818-1892) formou-se em Direito na Universidade de Berlim, tornando-se livre docente daquela prestigiada escola aos 25 anos de idade.Dois anos depois, foi nomeado professor na Basiléia, Suíça. No ano seguinte, assumiu uma cadeira em Mecklenburg, mais tarde em Kiel e depois em Giessen, no Grão-Ducado de Hesse. Reconhecido em toda aAlemanha como um dos mais profundos pensadores e maiores juristas, sua obra ultrapassou fronteiras, tornando-lhe o nome famoso no mundo inteiro.
O livro A Luta Pelo Direito, traz a idéia de que oobjetivo do direito é a paz, sendo que o meio para consegui-la e através da luta, assim Ihering explica como cada um deve lutar pelo seu direito, citando exemplos e resultados que decorrem dessa luta.Ihering começa seu livro caracterizando a vida do direito como luta, não apenas dos governantes, mas de todo o povo, na sua concepção a palavra direito, tem um sentido duplo, tanto objetivo, queé o conjunto de leis, quanto subjetivo que é a norma abstrata no direito específico de determinada pessoa, no qual a pessoa tem a escolha de fazer valer seu direito ou abandoná-lo.

Para Ihering ainjustiça sofrida não se deve tratar apenas de mero interesse monetário, mais principalmente da dor moral que a injustiça causou assim um cidadão deve procurar a justiça com a finalidade de defenderseus direitos e não com fins lucrativos. Pois defender o direito é uma forma de autopreservação moral, onde o direito nada mais é do que a soma de todos os meios que lhe garante uma condição única,igualitária que lhe permite viver em sociedade.
O interesse dessa luta não se deve limitar apenas ao direito de cada um, que é o direito privado, mas deve alcançar também o direito público e o...
tracking img