Modelo de mundell-fleming

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (736 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O modelo de Mundell-Fleming equivale ao modelo IS-LM para uma economia aberta de pequeno porte. Neste modelo, os níveis de preços são predeterminados e através disto mostram as causas nas oscilaçõesna renda e taxa de câmbio (MANKIW, 2010). Ademais, o modelo prevê corretamente o que acontece com as variáveis internacionais, como a taxa de câmbio, e mostra como as interações internacionais afetamos efeitos decorrentes de políticas monetárias e fiscais.
No modelo de Mundell-Fleming faz-se necessário destacar a importância que as taxas de câmbio exercem sobre qualquer política econômica nopaís. Assim, o poder da política monetária e da política fiscal no que concerne a renda agregada, dependerá do regime de taxa de câmbio – flutuantes ou fixas (MANKIW, op.cit).
A distinção entre taxa decâmbio fixa e taxa de câmbio flutuante é de suma importância na aplicação do modelo de Mundell-Fleming, e o modelo demonstra que existem vantagens em ambos os tipos de taxas. As taxas de câmbioflutuantes liberam os formuladores de políticas econômicas da responsabilidade de buscar manter a estabilidade da taxa de câmbio, e conseqüentemente, poderem se empenhar em outros objetivos. Por outro lado,as taxas de câmbio fixas reduzem a incerteza nas transações internacionais realizadas por empresas. No sistema de taxa de câmbio flutuantes, o modelo mostra que a política fiscal não influencia arenda agregada, destarte, somente a política monetária conseguirá afetar a renda. Uma expansão fiscal faz com que a moeda de deprecie, reduzindo as exportações líquidas e contrabalançando o impactoexpansionista habitual sobre a renda agregada. A política fiscal influencia a renda agregada sob sistemas de taxas de câmbio fixas. Além disso, o modelo demonstra que a política monetária não influencia arenda agregada sob o sistema de taxas de câmbio fixas. Qualquer tentativa de expandir a oferta monetária será um desperdício, tendo em vista que a oferta monetária deve necessariamente se ajustar...
tracking img