Modelo de capa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1250 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA CATARINENSE
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

FABLO DIAS ALMEIDA, ARIEL ROSA.

ERGONOMIA

LUZERNA, 2011
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA CATARINENSE

ERGONOMIA

PROFESSOR:ANGELA SANTOS
SEMINÁRIO DE ERGONOMIALUZERNA 2011

Hoje vamos avaliar como aplicar a ergonomia em cada posto de trabalho dentro da área da construção civil, a empresa que vamos avaliar atende pela razão social Paludo Construtora e Incorporadora tem no seu total 56 colaboradores sendo 8 do sexo feminino e 48 do sexo masculino.
A escolha desta empresa para ser o foco donosso seminário vem pela necessidade que a área da construção civil tem na melhoria da adequação ergonômica e também pela grande incidência de acidentes nos canteiros de obras, também levamos em conta o fato de que o setor da construção civil tem se destacado muito pela grande demanda de imóveis novos que surgem em um curto espaço de tempo.

A utilização da ergonomia como ferramenta de estudosvisando a melhoria da qualidade de serviços na construção civil é um grande desafio. A dificuldade da aplicação de resultados, face ao nível de diversidade de tarefas, a precariedade e improvisação encontrados dentro do ambiente de trabalho da construção civil são obstáculos ao desenvolvimento de ideias e planos para o alcance na qualidade de serviços e produtos. A obtenção da qualidade significapara as empresas a sua sobrevivência num mercado cada vez mais exigente e competitivo.
A melhoria das condições de trabalho é um fator significativo para alcançarem-se bons níveis de qualidade e produtividade. É importante analisar quais fatores do ambiente de trabalho que determinam o baixo índice de produtividade e qualidade, procurando propor soluções que amenizem as cargas de trabalho. Comisto pretende-se preservar a saúde do trabalhador, deixando apto a produzir com mais eficiência a sua tarefa. A indústria da construção civil pela sua capacidade de gerar empregos diretos e indiretos é de grande importância econômica para o país, no entanto, ela apresenta sérios problemas em relação às condições de trabalho dos operários, baixa qualificação e altos índices de acidentes.
Éimportante lembrar que o trabalho deve ser adaptado ao homem e não o contrário e que, é só através do diagnóstico encontrado na análise de uma atividade do trabalhador em seu posto de trabalho que é possível atingir mais rapidamente, de forma mais segura e a um menor custo, os objetivos visados em termos da melhoria das condições de trabalho e, sobretudo, em termos operacionais: confiabilidade, qualidadee produtividade. A intervenção ergonômica pode ser feita através de: observação direta, registro das diversas variáveis fisiológicas do trabalhador, medidas do ambiente físico (ruído, iluminação, vibração, temperatura, umidade, etc.) e coleta de dados relacionados à informações gerais do posto em estudo. É importante ressaltar nesse processo da participação dos trabalhadores que não deve serlimitada à uma simples coleta de opiniões, mas deve servir de grande auxílio na descrição da realidade do trabalho.
ORGANIZAÇÃO DO CANTEIRO DE OBRAS
A organização do canteiro é um dos pontos básicos para se iniciar uma análise ergonômica de uma obra de construção civil, por isso, a cada dia que passa se torna mais importante definir a localização de cada elemento e das centrais de produção,atentando para o fluxo de materiais e pessoas e para as condições de higiene e segurança do canteiro.
O canteiro de obras deve apresentar-se organizado, limpo e desimpedido, principalmente nas vias de circulação, passagens e escadarias. O entulho e quaisquer sobras de materiais devem ser regularmente coletados e removidos. Por ocasião de sua remoção, devem ser tomados cuidados especiais, de forma a...
tracking img