Modelo de artigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1066 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Captação e Análise da Variação de Temperaturas em Cuiabá



Resumo

A constatação de temperatura sempre foi de vital importância para a relação homem-natureza, e desde os primórdios o ser humano vem utilizando das mais variadas técnicas para medir essa variação, com os dados obtidos, o homem pode fazer adaptações em relação a agricultura e construções, por esses e outros motivos foi-sefeito na cidade de Cuiabá tal estudo, para medir a oscilação da temperatura e o índice pluviométrico, tendo em 6 semanas a captação diária das temperaturas e utilizando ferramentas como o Excel, software do sistema Windows, chegou-se a conclusão que a temperatura média da cidade de Cuiabá nos meses de fevereiro á abril é entorno de 24,6º Celsius (C) no perímetro urbano.

1. IntroduçãoO clima é um dos fatores estudados e analisados pela meteorologia, que é uma ciência ligada tanto a física quanto a geografia, através dessas análises obtêm-se as temperaturas de uma região, que tem como importância saber a variação do tempo e a sucessão habitual de tipos de tempo, que é o clima (MEDICI 2011). A constatação da variação climática tem múltiplas aplicações, tanto na área deconstruções, para dimensionamento de obras de drenagem, transposições e períodos para construções sem intervenções de chuvas ou tempestades, como socioambiental, a relação entre a população e o clima, as consequências trazidas por esta relação e suas respectivas causas, sendo assim, o tema é abordado pela interação de várias áreas de estudos.
Palavras-chaves: Temperatura em Cuiabá, variação detemperaturas.


2. Metodologia


Após estipulado Cuiabá (Figura 1) como perímetro a ser estudado, e sabendo que a cidade se encontra na área semiárida do Brasil como é constatado pela Figura 2, começou-se uma análise do perímetro urbano e as características atuantes que podem intervir na obtenção dos dados.
[pic]
Figura 1: Mapa de Cuiabá, Mato Grosso.

[pic]
Figura 2: Mapa doBrasil e suas divisões climáticas.

Estando na área central do país, e devido á grande distância até o oceano, ou seja, a continentalidade como fator, menor é a influência marítima sobre ela (MEDICI 2011) e com duas estações bem definidas, já há uma expectativa para o período entre fevereiro e abril, como se encontra no período das chuvas, já se sabe que é a época com temperaturas maisamenas, mas com mudanças abruptas por ser verão na região na que se encontra, abaixo da linha do Equador.
2.1 Coleta dos Dados

A coleta dos dados foi feita através de um termômetro digital Incoterm, em três horários e períodos diferentes, ás 8:00 horas, com baixa radiação solar, ás 12:00, com alta incidência de raios solares e ás 18:00 com nenhuma radiação, também foicontabilizado se houve precipitação pluviométrica nos dias de coleta.

2.2 Plotagem dos Gráficos

Sempre após adquiridos os dados, os mesmo eram colocados no Excel, software do Windows próprio para plotagem de gráficos e tabelas, os dados foram separados em semanas, cada qual com um gráfico para as temperaturas diárias, como na Figura 3 e também as suas médias que estão em gráficossemelhantes a Figura 4.
[pic]

Figura 3: Temperaturas diárias em cada período de captação.

[pic]
Figura 4: Média diária das temperaturas



2.3 Análise

A análise dos dados foi feito sempre no final de cada semana, para saber a média e a variação da mesma, após as seis semanas de coleta, foi-se feita uma análise final, com todos os dados obtidos durante o período emquestão, como mostra a Figura 5.




[pic]


Figura 5: Diagrama com o método de análise final.
3. Resultados e Discussão

A temperatura média em Cuiabá varia devido a duas estações definidas na região, a temporada de chuvas e a época das secas, sendo esta primeira ocorrente entre os meses de outubro á abril e o período das secas entre maio e setembro, tendo então sido estabelecido o...
tracking img