Modelo cascata

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1576 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE TECNOLOGIA CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE CURSO DE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

Camila Ramos de Oliveira
Carine Da Conceição dos Santos
Samuel Tadeu Oliveira
Rodrigo Silva Pamplona

PROCESSO E DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE
TRABALHO DE GRADUAÇÃO INTERDISCIPLINAR- MODELO CASCATA

Orientador: André F. Navarro

São Paulo SP
2011
Camila Ramos de Oliveira
Carine DaConceição dos Santos
Samuel Tadeu Oliveira
Rodrigo Silva Pamplona

TRABALHO LÓGICO- MODELO CASCATA

Trabalho Lógico- modelo cascata apresentado
à Faculdade de Tecnologia Carlos Drummond de Andrade
como parte dos requisitos para a obtenção do grau de
tecnólogo em Analise e Desenvolvimento de Sistemas
sob a orientação do Profº André F. Navarro.





São PauloSP
2011
SUMARIO
1. ORIGEM 4
2. DEFINIÇÃO 5
2.1. ANALISE E DEFINIÇÃO DOS REQUESITOS 6
2.2. PROJETO DO SISTEMA 7
2.3. IMPLEMENTAÇÃO 7
2.4. TESTE DO SISTEMA 7
2.5. MANUTENÇÃO 7
3. APLICABILIDADE 9
4. VANTAGENS 10
5. DESVANTAGENS 11
6. WEBGRAFIA 12



ORIGEM

O modelo cascata (waterfall), que também é conhecido por abordagem “top-down”, foi proposto por Royce em1970. Até meados da década de 1980 foi o único modelo com aceitação geral. Esse modelo foi derivado de modelos de atividade de engenharia com o fim de estabelecer ordem no desenvolvimento de grandes produtos de software. Comparado com outros modelos de desenvolvimento de software, este é mais rígido e menos administrativo. Foi escolhido incluir esse modelo de ciclo de vida especifico por duasrazões: primeiro porque são representativos dos modelos utilizados no mercado e todos provaram ser bem- sucedidos, segundo porque mostram como a ênfase no desenvolvimento de software mudou gradualmente a fim de incluir uma visão mais interativa, centrada no usuário.
O modelo cascata é um dos mais importantes modelos, e é referência para muitos outros modelos, servindo de base para muitos projetosmodernos. A versão original deste modelo foi melhorada e retocada ao longo do tempo e continua sendo muito utilizado hoje em dia.
Grande parte do sucesso do modelo cascata está no fato dele ser orientado para documentação. No entanto deve salientar-se que a documentação abrange mais do que arquivo de texto, abrange representações gráficas ou mesmo simulação.

DEFINIÇÃO
O modelo Cascata éum modelo de engenharia projetado para ser aplicado no desenvolvimento do software. A idéia principal que o dirige é que as diferentes etapas de desenvolvimento seguem uma seqüência:
A saída da primeira etapa “fluí” para a segunda etapa e a saída da segunda etapa “fluí” para a terceira e assim por diante (figura1) As atividades a executar são agrupadas em tarefas, executadas seqüencialmente, deforma que uma tarefa só poderá ter início quando a anterior tiver terminado.
O modelo em cascata tem a vantagem que só avança para a tarefa seguinte quando o cliente valida e aceita os produtos finais da tarefa atual. O modelo pressupõe que o cliente participa ativamente no projeto e que sabe muito bem o que quer. Este modelo minimiza o impacto da compreensão adquirida no decurso de umprojeto, uma vez que se um processo não pode voltar atrás de modo a alterar os modelos e as conclusões das tarefas anteriores, é normal que as novas idéias sobre o sistema não sejam aproveitadas. Numa tentativa de resolver este tipo de problema foi definido um novo tipo de processo baseado no clássico em cascata, designado por modelo em cascata revisto (figura 2), cuja principal diferença consisteem prever a possibilidade de a partir de qualquer tarefa do ciclo se poder regressar a uma tarefa anterior de forma a contemplar alterações funcionais e/ou técnicas que entretanto tenham surgido, em virtude de um maior conhecimento que entretanto se tenha obtido.

figura1 (modelo cascata-fonte: http://www.eteavare.com.br/arquivos/43_37.pdf)

Figura 2 (modelo cascata revisto-fonte:...
tracking img