Modelo cascata

Páginas: 5 (1207 palavras) Publicado: 12 de maio de 2014










































































SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 Modelo em cascata 4
3 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
APÊNDICES 10
Apêndice B - Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 12
1 INTRODUÇÃO
Irei abordar sobre o modelo de processo de software em cascata,explicando suas principais fases, mostrando o que é preciso para seguir este tipo de modelo com suas características e desvantagens, com exemplos.
O modelo clássico ou cascata, que também é conhecido por abordagem “top-down”, foi proposto por Royce em 1970. Até meados da década de 1980 foi o único modelo com aceitação geral. Esse modelo foi derivado de modelos de actividade de engenharia com o fim deestabelecer ordem no desenvolvimento de grandes produtos de software. Comparado com outros modelos de desenvolvimento de software, este é mais rígido e menos administrativo.




2 Modelo em cascata
Hoje existem vários modelos de Processo de software, mas irei falar sobre o modelo mais antigo, que é o Modelo Seqüencial Linear (Também chamado de Ciclo de Vida, clássico ou Modelo Cascata).
Omodelo Cascata é um modelo de engenharia projetado para ser aplicado no desenvolvimento do software. A idéia principal que o dirige é que as diferentes etapas de desenvolvimento seguem uma sequência.
A saída da primeira etapa “fluí” para a segunda etapa e a saída da segunda etapa “fluí” para a terceira e assim por diante. As atividades a executar são agrupadas em tarefas, executadas seqüencialmente,de forma que uma tarefa só poderá ter início quando a anterior tiver terminado.
O modelo em cascata tem a vantagem que só avança para a tarefa seguinte quando o cliente valida e aceita os produtos finais da tarefa atual. O modelo pressupõe que o cliente participa ativamente no projeto e que sabe muito bem o que quer. Este modelo minimiza o impacto da compreensão adquirida no decurso de umprojeto, uma vez que se um processo não pode voltar atrás de modo a alterar os modelos e as conclusões das tarefas anteriores, é normal que as novas idéias sobre o sistema não sejam aproveitadas. Numa tentativa de resolver este tipo de problema foi definido um novo tipo de processo baseado no clássico em cascata, designado por modelo em cascata revisto, cuja principal diferença consiste em prever apossibilidade de a partir de qualquer tarefa do ciclo se poder regressar a uma tarefa anterior de forma a contemplar alterações funcionais e/ou técnicas que entretanto tenham surgido, em virtude de um maior conhecimento que entretanto se tenha obtido. O risco desta abordagem é que, na ausência de um processo de gestão do projeto e de controlo das alterações bem definido, podemos passar o tempo numciclo infinito, sem nunca se atingir o objetivo final, ou seja disponibilizar o sistema a funcionar.
Em 1970 Royce propôs o que é agora popularmente designado no modelo em cascata como um conceito inicial, um modelo no qual ele argumentava ser defeituoso. Seu trabalho então explorou como o modelo inicial poderia ser desenvolvido em um modelo iterativo, com feedback de cada fase influenciando aspróximas, de modo similar a muitos métodos amplamente utilizados hoje. Ironicamente, foi somente o modelo inicial que mereceu destaque; e sua crítica ao modelo inicial sendo amplamente ignorada. O modelo em cascata rapidamente não se tornou o que Royce pretendia, um projeto iterativo, mas ao invés disto um modelo puramente sequencialmente ordenado.
2.1 Vantagens do modelo cascata
Torna o processo dedesenvolvimento estruturado. Tem uma ordem sequencial de fases. Cada fase cai em cascata na próxima e cada fase deve estar terminada antes do início da seguinte;
Todas as atividades identificadas nas fases do modelo são fundamentais e estão na ordem certa;
Esta abordagem é atualmente a norma e provavelmente permanecerá como tal nos próximos tempos.
2.2 Desvantagens do Modelo cascata
Não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Modelo cascata
  • Modelo cascata
  • Modelo Cascata
  • Modelo Cascata
  • Modelo Cascata
  • Modelo Cascata
  • modelo cascata
  • Modelo cascata

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!