Modelo atomico atual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2452 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Modelo atomico atual 1

O modelo atômico atual é um modelo matemático-probabilístico que se baseia em dois princípios:
I.   Princípio da Incerteza de Heisenberg: é impossível determinar com precisão a posição e a velocidade de um elétron num mesmo instante;
II.   Princípio da Dualidade da Matéria de Louis de Broglie: o elétron apresenta característica DUAL, ou seja,comporta-se como matéria e energia sendo uma particula-onda

O modelo atômico atual aceita tais princípios:
Elétrons possuem carga negativa, massa muito  pequena e se movem em órbitras ao redor do núcleo atômico;
·         O núcleo atômico está situado no centro do átomo, sendo constituído por prótons que são partículas de carga elétrica positiva, cuja massa é de aproximadamente1.837vezes superio a massa do eletrón, e por nêutrons, partículas sem carga e com massa ligeiramente superior a dos protóns;
·         O átomo é eletricamente neutro porque possui número igual de elétrons e protóns;
·         O número de protóns no átomo se chama número atômico, representado pela letra Z e utilizado para estabelecer o lugar de um determinado elemento na tabela periódica.
·         Atabela periódica é uma ordenação sistemática dos elementos químicos conhecidos;
·         Cada elemento possui um número de elétrons distribuidos nos diferentes níveis de energia do átomo correspondente;
·         Os níveis energéticos (ou camadas), são denominados pelos símbolos K, L, M, N, O, P e Q;
·         A camada mais próxima do núcleo (K) comporta somente dois elétrons. As camadas L eQ comportam oito elétrons. As camadas M e P comportam dezoito elétrons. E por fim, as camadas N e O comportam trinta e dois elétrons.
·         Os elétrons da última camada são responsáveis pelo comportamento químico do elemento e por isso são denominados de Elétrons de Valência;
·         O número de massa (representado pela letra A) é equivaletne à soma do número de protóns e nêutronspresentes no núcleo;
* Calculando: A= Z + N ou N = A - Z
* Sendo:
* A: Massa
* Z: Número Atômico ou Número de Prótons
* N: Número de Neutróns

* Exemplo: O elemento Cálcio tem 20 prótons, sua massa é de 90g, qual será o número de nêutrons?
Usando a fórmula temos: 90 = 20 + N. Logo, N tem valor de 70. Conclui-se que o número de nêutrons neste elemento ésetenta.

O atual modelo atômico 11111111111111111111111!
O atual modelo atômico 2
* Se sabe que os elétrons possuem carga negativa, massa muito pequena e que se movem em órbitas ao redor do núcleo atômico.
* O núcleo atômico é situado no centro do átomo e constituído por prótons que são partículas de Carga elétrica positiva, cuja massa é aproximadamente 1.837 vezes superior amassa do elétron, e por nêutrons, partículas sem carga e com massa ligeiramente superior a dos prótons.
* O átomo é eletricamente neutro, por possuir números iguais de elétrons e prótons.
* O número de prótons no átomo se chama número atômico, este valor é utilizado para estabelecer o lugar de um determinado elemento na tabela periódica.
* A tabela periódica é uma ordenação sistemáticados elementos químicos conhecidos.
* Cada elemento se caracteriza por possuir um número de elétrons que se distribuem nos diferentes níveis de energia do átomo correspondente.
* Os níveis energéticos ou camadas, são denominados pelos símbolos K, L, M, N, O, P e Q.
* Cada camada possui uma quantidade máxima de electrões. A camada mais próxima do núcleo K, comporta somente doiseléctrons; a camada L, imediatamente posterior, oito, M, dezoito, N, trinta e dois, O, trinta e dois, P, dezoito e Q possui oito.
* Os elétrons da última camada (mais afastados do núcleo) são responsáveis pelo comportamento químico do elemento, por isso são denominados elétrons de valência.
* O número de massa é equivalente à soma do número de prótons e nêutrons presentes no núcleo.
* O átomo...
tracking img