Modal ferroviario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (491 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Modal Ferroviário
Modal que apresenta o menor grau de inovação, é utilizado para a movimentação de grandes volumes , com baixo valor agregado, em terminais fixos, tanto de coleta quanto de entrega,apresentando, por isso, baixa flexibilidade ...
... Sua grande vantagem é o custo inferior aos dos outros modais, mas a baixa flexibilidade , relacionada à malha ferroviária de baixa extensão e a suacaracterística de pontos fixos de coleta e entrega , torna este um modal de pouca utilização
O sistema ferroviário brasileiro totaliza 29.706 quilômetros, concentrando-se nas regiões Sul,Sudeste e Nordeste, mas atendendo também parte do Centro-Oeste e Norte do país.
Conhecendo melhor o Sistema Ferroviário
O transporte ferroviário é uma parte fundamental da cadeia logística que facilita astrocas comerciais e o crescimento econômico. É um meio de transporte com uma elevada capacidade de carga e energeticamente eficiente, embora careça de flexibilidade . Está particularmente vocacionadopara o transportes de cargas de baixo valor total, em grandes quantidades, entre uma origem e um destino, a grandes distâncias, tais como: minérios, produtos siderúrgicos, agrícolas e fertilizantes,entre outros.
Transporte de mercadorias
O transporte ferroviário tem sofrido significativas evoluções técnicas, tornando-se cada vez mais rápido, seguro, cômodo e econômico. Com a evolução, houve acriação de vagões que dão resposta à necessidade de deslocação de certas mercadorias, tais como, os vagões – frigorífico, vagões – cisterna, entre outros.
Vantagens e desvantagens
Essas vantagenspodem ser consideradas os pontos fortes para a sua utilização e, em contrapartida, as desvantagens são os pontos fracos.
Vantagens e desvantagens
estruturas, para garantir que os níveis deresistência e qualidade da via sejam garantidos.

Além disso, as vias-férreas têm de ser implantadas totalmente, não podendo ser construídas por etapas.

Também são necessários largos investimentos em...
tracking img