Modal ferroviario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2218 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Apresentação do grupo Delta Log.

Boa noite
Agradecemos a presença de todos nesta noite e convidamos a participar junto ao Grupo Delta-Log de uma viagem.
Uma viagem aos trilhos da ferrovia brasileira!
Uma viagem da historia da ferrovia brasileira rumo a futuro.























Introdução e historia

A chegada do trem no Brasil, ocorreu por volta de 1854trazido por Irineu Evangelista de Souza o Barão e Visconde de Mauá .
Que construío a ferrovia que ligava o Porto de Mauá a Fragoso
Esta ferrovia acabou se tornando efetivamente a primeira do Brasil, inaugurada em 30 de abril de 1854, com apenas 14,5 km de extensão
Em uma atitude empreendedora trouxe, modernidade, civilização a uma pais que estava precisando escoar sua produção mais longe.
Aindamais circulou ideais, transportou famílias, inspirações, pensamentos e intercambio cultural.
TROUXE O PROGRESSO.
1860
Em 1867 foi criada a São Paulo Railway Ltd, a primeira estrada de ferro construída no Estado de São Paulo, destinada a ligar o Porto de Santos com o planalto com o fim de escoar a produção cafeeira do vale do Paraíba. Como a São Paulo Railway, mesmo tendo a concessão, nunca seinteressou em prosseguir sua linha além de Jundiaí,[9] um grupo de fazendeiros de café fundou em 1872 uma nova empresa, a Companhia Paulista de Estradas de Ferro, para construir inicialmente a linha entre Jundiaí e Campinas e daí em direção ao interior.

1870
A garantia oficial de altos juros, privilégios de zonas, e garantias de faixas foram estendidas a quem construísse estradas de ferro.Maiores juros, benefícios e obrigações nas garantias foram se acumulando. A situação agravou-se ainda mais após o Decreto Lei 2.450 de 24 de setembro de 1873, que criou uma subvenção de 30 contos de Réis por quilômetro de via construída. Isto teve um efeito contrário ao esperado, implicando na construção de trechos com curvas em excesso e sem padronização na via permanente, a conseqüência foi a maiordistância entre as cidades e estações, presentes até hoje na maioria dos trechos construídos, e a pluralidade de bitolas existentes

Durante os anos da República Velha, a expansão das ferrovias foi larga no Brasil chegando a 29.000 km saindo dos então 9.538km existentes no fim do império. A maior expansão se deu no estado de São Paulo, onde no estado chegou a ter 18 ferrovias sendo as maiores aE.F. Sorocabana com 2074 km, a Mogiana com 1954 km, a E.F. Noroeste do Brasil com 1539 km e a Cia. Paulista de Estradas de Ferro com 1536 km além da São Paulo Railway que detinha a ligação com o porto de Santos. Juntas, elas permitiram o crescimento do estado tanto no setor industrial quanto agrícola.
A partir do primeiro governo de Getúlio Vargas, o desenvolvimento no setor de transportes foipriorizado para o modal rodoviário, e colocando em segundo plano os demais, que representaram até a metade do século XX, papel importante no desenvolvimento nacional. Nessa época também que o governo federal começou a nacionalizar as ferrovias controladas por capital estrangeiro, e assumiu o controle de várias delas para prevenir que quebrassem. No entanto, a falta de planejamento e recursos em umperíodo de entre-guerras fez com que os investimentos caíssem. Assim, a rede ferroviária brasileira passou a apresentar condições precárias e o ritmo de novas construções foi bem menor. No final de 1940 havia 34.252 km de ferrovias em tráfego. Em 1947 ocorre o fim da concessão da São Paulo Railway e a ferrovia é encampada pelo governo estadual. Até 1948, o acréscimo foi de apenas mais 1.371 km o queelevou a cifra total para 35.623 km de ferrovias.
Era da Estatização
No início da década de 50, o governo requisitou um estudo sobre a situação das estradas de ferro no Brasil. Quando em 1956, os déficits das ferrovias brasileiras representavam 14% da receita tributária da União.[14] Como resultado, em 30 de setembro de 1957 foi criada a Rede Ferroviária Federal S/A - RFFSA para sanear o...
tracking img