Moda e ergonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (462 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UFMG -UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

DESIGN DE MODA

















LUCIANA RIBEIRO COSTA



















RESENHA DO TEXTO "ERGONOMIA E MODA:REPENSANDO A SEGUNDA PELE" - REFERENTE À PRIMEIRA PELE



























BELO HORIZONTE

Abril/2013

RESENHA DO TEXTO "ERGONOMIA E MODA: REPENSANDO A SEGUNDA PELE" -PRIMEIRA PELE




O texto aborda a Ergonomia e sua relação com as cinco peles propostas por Hundertwasser, segundo ele, os seres humanos necessitam de espaços sustentáveis para sua vidacotidiana e trabalho, isso inclui a questão da moda.

A primeira pele é objeto de estudo antes de Cristo, a exemplo disso o texto cita o arquiteto Vitrúvio que já estudava as proporções do corpohumano. Mais a frente, Leornado da Vinci e também, séculos depois, Gibson e Bonomi se debruçam no estudo do corpo. Nos anos 60, o arquiteto Le Corbusier com o Modulor.

Pensar a primeirapele, para o artista e arquiteto Hundertwasser, é levar em consideração a epiderme, a primeira interface de existência no mundo com as demais peles. Na ergonomia, a primeira pele é o ponto referencia paradimensionar um produto, ressaltando que enquanto seres humanos somos parecidos, mas nunca iguais.

Levando em consideração a industria e as necessidades do mercado, parece ser impossívelconciliar isso com produtos de qualidade que atendam as particularidades de cada um. Segundo Castilho 2012, é preciso conhecer o usuário e estimar suas reais necessidades, capacidades e limitações. Dessaforma, pode-se planejar um produto que atenda às demandas industriais e também as do indivíduo, evitando o desconforto, acidentes e riscos à saúde.

Em discussão com o grupo proposto em salade aula, abordando o texto e conhecimentos prévios, o estudo da ergonomia da primeira pele muitas vezes cai por terra diante da produção de massa que não respeita as particularidades de cada um. Um...
tracking img