Ergonomia na moda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (748 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CONCEITO E EVOLUÇÃO DA ERGONOMIA

Existem vários conceitos para ergonomia, porém, todos esses conceitos procuram ressaltar que é a interação entre homem e o trabalho, no sistema homemmáquina-ambiente. Itiro Iida (2005) cita que “diversas associações nacionais de ergonomia apresentam as suas próprias definições”. No Brasil a Associação Brasileira de Ergonomia adota a seguinte definição:Entende-se por ergonomia o estudo das interações das pessoas com a tecnologia, a organização e o ambiente, objetivando intervenções e projetos que visem melhorar, de forma integrada e não dissociada, asegurança, o conforto, o bem-estar e a eficácia das atividades humanas.
Em âmbito internacional, a International Ergonomics Association aprovou uma definição, em 2000, conceituando a ergonomia e suasespecializações:
Ergonomia é a disciplina cientifica, que estuda as interações entre os seres humanos e outros elementos do sistema, e a profissão que aplica teorias, princípios, dados e métodos, aprojetos que visem otimizar o bem estar humano e o desempenho global de sistemas.
A ergonomia, ou o que se entende hoje como ergonomia, existe desde sempre, desde o homem pré-histórico, porém, somente apartir do final do século XIX que estudos mais aprofundados sobre o assunto começaram a surgir. Tais estudos surgiram com o taylorismo, no Estados Unidos. Tempo depois na Europa começaram a surgirpesquisas na área de fisiologia do trabalho. Ao longo do século XX, surgem diversos laboratórios e comissões a respeito de assuntos relacionados a fadiga.
Na Segunda Guerra Mundial, a necessidade dohomem em se adaptar as novas armas de guerra fez com que surgissem conceitos sobre a ergonomia, e a valorização de estudos feitos sobre a relação de homem e máquina.

ERGONOMIA E MODELAGEM

Ergonomiana moda é a relação da pessoa e a roupa. Em uma roupa, a ergonomia é mais que fundamental, é essencial, pois a mesma representa conforto na peça, e precisa possibilitar a pessoa que a veste a ter...
tracking img