Moda praia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4497 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESPM
Pós Graduação em Marketing Estratégico | PCA I
Aluna: Fernanda Couto Araujo
Matrícula: 20924035

FERNANDA COUTO ARAUJO

DUNNAS BEACH WEAR
Moda Praia e Fitness


Trabalho de conclusão de curso
dePós-Graduação em Marketing
Estratégico na Instituição
de ensino, ESPM.


Orientador: Prof.(o) Antônio Amorim

Rio de Janeiro
2012

1 INTRODUÇÃO

1.1 Sobre a Empresa

Dunnas Beach Wear, é uma empresa inicialmente voltada para modapraia, que hoje atua também no ramo de Fitness. No mercado há quase 3 anos, Dunnas ganhou espaço ao conquistar uma das maiores Empresas no ramo de moda praia do Brasil, a Salinas, a qual atende até hoje.

Dunnas iniciou seus trabalhos como faccionista da Salinas, ou seja, Salinas terceirizava os seus serviços de forma a reduzir os seus custos empregatícios. A facção funciona da seguinte forma:o cliente envia toda a matéria-prima com os devidos tecidos já cortados, junto encaminha um piloto que é o modelo base o qual deve ser guiado para o desenvolvimento da peça.

Após veio, Banco de Areia, Rosa Chá, Lenny, Vix entre outros. Dunnas desenvolveu também a linha de biquínis da modelo Nicole Bahls.

Com toda essa escola, Dunnas em abril de 2011 começou a investir em sua marca própria aqual ganhou esse nome. Inicialmente fez um estoque com 5 mil biquínis o qual tentou vender no escuro, sem cliente certo para a compra dos mesmos, mas no final acabou obtendo sucesso.

A fábrica que localiza-se em Nova Friburgo - RJ, passou por momentos difíceis após a tragédia na cidade em Janeiro/11, pois afetou muito a sua produção, uma vez que muitos funcionários foram prejudicados pelaforte chuva, não tendo condições assim de ir trabalhar. Foi um ano difícil pra Dunnas que vem se reerguendo a cada dia.

Hoje, com 40 máquinas e 30 funcionários entre eles, costureiras, supervisora, auxiliares e corte, Dunnas vem ganhando espaço no mercado tendo como principal diferencial, a qualidade. Qualidade e preço. Essa foi a estratégia escolhida pela Dunnas para entrar no mercado.

2Análise Externa

2.1 Ambiente Demográfico

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) estima que a cidade do Rio de Janeiro possua uma população de 6.186.710 habitantes. Através do site da prefeitura do Rio de Janeiro, identificou-se que a zona oeste é a região mais populosa da cidade com 40% da população (quase 2,5 mi). A zona norte é a segunda região mais populosa (39%), seguida pelazona sul (15%) e centro (6%).
O IBGE estima que 23% da população da cidade do Rio de Janeiro podem ser classificadas como pobres (índice de Gini). Isso significa que a cidade tem quase 1,5 mi de pessoas vivendo com poucos recursos financeiros.
A zona oeste é um bairro atípico. Ao mesmo tempo em que abriga a Barra da Tijuca, um dos bairros mais importantes da cidade por sua importância econômicapara a Cidade, também possui uma série de bairros onde predominam moradores de menor poder aquisitivo e comunidades carentes.
A região é ainda uma das áreas com maior concentração de favelas da cidade do Rio de Janeiro. Segundo o site da CUFA (Central Única de Favelas), no estado do Rio de Janeiro existem 118 favelas cadastradas, das quais 102 estão na cidade do Rio de Janeiro. Destas, 60%estão localizadas na zona norte e 23,5% na zona oeste.

2.2 Ambiente Econômico

O Brasil está crescendo a um ritmo acelerado, provocado por muitos acordos bilaterais de comércio internacional, atualmente temos acordos com  mais de 100 países.

Dentre estes acordos bilaterais vale ressaltar o aumento considerável de relações comerciais com os países árabes com aumento das exportações...
tracking img