Moda de 1960

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (458 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EXPLOSÃO: 1960 A DÉCADA DE NOVIDADES E INOVAÇÕES
Pós IIGM a Europa se reconstrói, os filhos do chamado "baby boom" crescem, e esses adolescentes ganham espaço, surge à sociedade descartável econsumista. Twiggy, minissaia, liberação feminina, pílulas anticoncepcionais, o Rock’n Roll, LSD e psicodelia... Alguma das coisas que remetem aos anos 60!

Era o fim da moda única, a moda passa serestabelecida por um grupo de estilistas em Londres, não mais em Paris. É vez de várias propostas e a forma de se vestir se tornava cada vez mais ligada ao comportamento, a moda se concentra no jovem darua.
A ameaça à Paris só foi amenizada pelo rápido desenvolvimento do prêt-à-porter, e pelo futurismo incrementado nas criações de : Pierre Cardin, André Courréges, Emanuel Ungaro e Yves SaintLaurent.


No filme “Quem é você, Polly Magôo?” de 1966, os estilistas Courrègese Paco Rabanne (que acompanharam a onda futurista) são claramente satirizados, quando aparece um desfile de “trajesfuturistas” em metal prateado, que feria as modelos.


Na França, André Courrèges operou uma verdadeira revolução na moda, com sua coleção de roupas de linhas retas, minissaias, botas brancas e suavisão de futuro, em suas "moon girls", de roupas espaciais, metálicas e fluorescentes. Enquanto isso, Saint Laurent criou vestidos tubinho inspirados nos quadros neoplasticistas de Mondrian e o italianoPucci virou mania com suas estampas psicodélicas. Paco Rabanne, em meio às suas experimentações, usou alumínio como matéria-prima.Os tecidos apresentavam muita variedade, tanto nas estampas quantonas fibras, com a popularização dos sintéticos no mercado.
As mudanças no vestuário também alcançaram a lingerie, com a generalização do uso da calcinha e da meia-calça, que dava conforto e segurança,tanto para usar a minissaia, quanto para dançar o twist e o rock.
A minissaia foi sem dúvida o ponto mais marcante das mudanças!


A maquiagem era essencial e feita especialmente para o público...
tracking img