Mobilidade Urbana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (342 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
MOBILIDADE OU IMOBILIDADE?

O ser humano desde os primórdios da história sempre se caracterizou pelos seus deslocamentos. Se voltarmos ao período da pré-história veremos vários movimentos deindivíduos para as mais diversas regiões do globo terrestre, devido a busca de melhores condições de vida por essas populações. E, agora, por mais que o homem moderno não seja mais um nômade, mesmo assimele precisa se locomover para obter uma vida melhor, seja para trabalhar ou estudar. Entretanto, devido o crescimento desenfreado das cidades o ser humano não consegue transitar facilmente nelas, assimocasionado um problema muito debatido em vários lugares do mundo: o problema de mobilidade urbana.
Em cidades como Londres, na Inglaterra, qualquer um pode ir tranquilamente a qualquer lugar graçasa excelente organização do transporte público londrino, que conta com bons ônibus e linhas de metro a qualquer região do município. Porém, as cidades brasileiras, como São Paulo, não possuem a mesmainfraestrutura da cidade inglesa e milhões de pessoas são prejudicadas diariamente em sua busca por uma vida melhor em virtude de um sistema de mobilidade precário. Em média um paulistano gasta duashoras e quarenta e dois minutos apenas em locomoção, o que em um ano totaliza 27 dias corridos. Assim, muitos empregados são demitidos, empresas deixam de lucrar, produtos demoram a sertransportados, afetando diretamente a economia do país.
Infelizmente, no Brasil sempre priorizou o interesse de apenas certos grupos e em decorrência disso houve grandes investimentos em ruas, estradas erodovias em prejuízo de outros meios de transporte. Por que ao analisarmos as opções de transportes existentes no território brasileiro veremos quão escassas são, como as ferrovias e hidrovias e etc.Prejudicando a população.
Portanto, é fundamental que se invista em políticas de mobilidade urbana. Porém, não em construção de mais estradas, rodovias e afins, e sim em criação e modernização dos meios...
tracking img